Minha mãe começou usar restiva e começou a se sentir ansiosa, depressiva, só quer chorar. Pode ser r

3 respostas
Minha mãe começou usar restiva e começou a se sentir ansiosa, depressiva, só quer chorar. Pode ser reação do remédio? Ela já toma remédio para depressão.
Algumas pessoas podem ter alguns sintomas, principalmente físicos-autonômicos, que lembram os da ansiedade, no início do tratamento. Não se espera que aumente a vontade de chorar, mesmo no início do tratamento. Converse com o psiquiatra dela, que a conhece pessoalmente e os detalhes de seu tratamento.

É possível que os sintomas que sua mãe está sentindo possam ser uma reação ao medicamento Restiva, especialmente considerando que ela já está em tratamento para depressão. É importante que sua mãe entre em contato com o médico que prescreveu o Restiva para relatar esses sintomas, pois ele poderá avaliar se os sintomas são de fato uma reação ao medicamento ou se podem estar relacionados a outras causas. Dependendo da gravidade dos sintomas, o médico pode recomendar ajustes na dose, mudança para outro medicamento ou outras intervenções para ajudar a gerenciar os efeitos colaterais. Não deixe de oferecer apoio emocional à sua mãe durante esse período desafiador. Encoraje-a a compartilhar seus sentimentos e preocupações, e esteja presente para ouvi-la. Se os sintomas dela se agravarem ou se ela estiver em perigo, procure assistência médica imediata.
Olá, a introdução de novas medicações pode causar sintomas de adaptação no organismo e até mesmo oscilações do quadro de humor, alguns sintomas de ansiedade são muito comuns. Nesse caso do Restiva® (Bruprenorfina) é um medicamento usado para manejo da dor e pode justificar esses sintomas de ansiedade e depressão que você descreve.
Essas oscilações tendem a melhorar dentro de 7 a 10 dias. Caso não tenha melhora poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca da medicação. Lembro que uma boa Aliança Terapêutica aliada ao autoconhecimento podem ajudar a lidar com as adversidades e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.