Minha mãe de 78 anos está tomando há uma semana a Venlafaxina. Está tendo muitos efeitos colaterais,

3 respostas
Minha mãe de 78 anos está tomando há uma semana a Venlafaxina. Está tendo muitos efeitos colaterais, começou com uma dose de 37,5 agora está na de 75. Gostaria de saber se é normal e quando ela vai começar a ter os efeitos positivos da medicação. Vejo que está sendo difícil para ela mas não vejo antidepressivos sem efeitos colaterais.
A venlafaxina, assim como outras medicações antidepressivas, tende a apresentar efeitos clínicos retardados, normalmente após 2-6 semanas do início do seguimento (e dependendo da progressão e dose utilizadas). Neste sentido, e dado o breve período de introdução da medicação indicado no momento, reações adversas costumam antecipar os efeitos terapêuticos da medicação. Contudo, e caso os efeitos se mostrem muito impactantes em relação à qualidade diária de vida da paciente, importante buscar avaliação clínica que possa observar e corrigir no que couber a curva de progressão da medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Apenas complementando: os efeitos colaterais iniciais dos antidepressivos costumam durar, em média, por volta de 15 dias (os mais comuns são náusea, cefaleia, diarreia ou constipação, tontura e além). Cada organismo, porém, responde à sua maneira aos antidepressivos e por isso é importante que tais efeitos colaterais sejam sempre relatados ao(à) Médico(a) Psiquiatra que acompanha o(a) paciente. Se necessário, adiante a consulta de retorno.
Melhoras!
Os efeitos perceptíceis costumam ocorrer dentro de 2-4 semanas, com variação para mais ou para menos. Se os efeitos colaterais estiverem muito difíceis de tolerar, recomendo manter na dose de 37,5 até a próxima avaliação com um psiquiatra. É importante lembrar que idosos são mais sensíveis e exigem um aumento mais cauteloso.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1247 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.