Minha mãe faz uso de Olanzapina para Esquizofrenia há mais de 10 anos, porém ela ganhou muito peso e

3 respostas
Minha mãe faz uso de Olanzapina para Esquizofrenia há mais de 10 anos, porém ela ganhou muito peso e se tornou diabética, agora foi sugerido a substituição por Haldol. O que acham?
Olá!
A Olanzapina é um antipsicótico que é excelente para o controle dos sintomas da esquizofrenia, porém tem a grande desvantagem de em muitos pacientes causar um aumento significativo do peso corporal, o que pode aumentar o risco de várias doenças físicas, como diabetes, pressão alta, aumento do colesterol e consequentemente aumento do risco de doenças cardiovasculares. A conduta a ser tomada nesses casos deve ser individualizada, há que se levar em consideração o estado de saúde atual da sua mãe, o histórico da gravidade das crises anteriores e quais outras medicações já foram utilizadas e se tiveram sucesso ou não no controle dos sintomas. A troca da olanzapina pelo haloperidol é uma das possibilidades corretas, já que costuma causar menos efeitos colaterais metabólicos como o ganho de peso do que a olanzapina. Mas, a paciente deve ser acompanhada de perto durante a troca, que deve ser realizada de forma cruzada (não substituir a olanzapina pelo haloperidol subitamente), acompanhar o surgimento de outros efeitos colaterais que podem ser diferentes com o haloperidol, ficar atento aos sintomas de crise e, caso ocorram, levá-la ao médico psiquiatra ou ao serviço de emergência caso necessário, e fazer o tratamento correto das outras doenças (no caso o diabetes). Converse bem com um médico psiquiatra para que o tratamento seja ajustado corretamente.
Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser uma opção viável. Observar se não produz efeitos colaterais, como impregnação.
Boa noite
Realmente a olanzapina pode causar muito ganho de peso. O ideal é ela discutir com o/a psiquiatra sobre as abordagens que minimizem tal efeito, que vai desde a substituição da medicação, associação de medicamentos que emagrecem bem como mudança no estilo de vida

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.