Minha mãe foi diagnosticada com nevralgia do trigemeo. Está tomando carbamazepina de 300mg somente

3 respostas
Minha mãe foi diagnosticada com nevralgia do trigemeo. Está tomando carbamazepina de 300mg somente a noite e não sentiu mais dor. Isso quer dizer que ela não terá mais dor? Ou com o tempo mesmo tomando o remédio pode voltar a sentir? A RM mostrou uma artéria q desencadeia a dor.
A Carbamazepina é considerada uma droga de primeira escolha no tratamento da neuralgia do trigêmeo, apresenta altas taxas de controle da dor, com pouco tempo de uso, em doses não tóxicas, porém nem todos os pacientes irão apresentar resposta a ele e mesmo paciente com bom controle inicial podem evoluir para falha no tratamento, necessitando de aumento nas doses diárias até desenvolverem quadro de intoxicação medicamentosa com efeitos colaterais que obriguem a sua descontinuidade. Porém este fato não é comum. Assim é uma droga relativamente segura para uso crônico e eficaz no tratamento da dor na neuralgia trigeminal. Em caso em que a terapia com medicamentos não é possível ou necessita de descontinuação por efeitos tóxicos, alergia ou outros, existem tratamentos cirúrgicos também muito eficazes e seguros, novamente dizendo que destinados aos quadros onde a terapia medicamentosa não é possível ou eficaz, o que é uma massiva minoria dos casos.

Neuralgia do trigêmeo é uma dor cruel que afeta completamente a vida da pessoa mas a carbamazepina está super bem indicada nesses casos é se a dor Esta controlada com 300 mg , a dose não deve ser mudada. Pode ser que no futuro sua mãe precise aumentar a dose ou fazer procedimentos minimamente invasivos para controle da dor mas esses bloqueios são indicados no caso de falha do tratamento clínico. O
Medico dela saberá a hora de mudar a estratégia caso a dor mude de padrão.
À disposição
Boa tarde!

O trigêmeo é um nervo que tem como uma de suas funções a inervação sensitiva da face. Quando algo irrita ou comprime esse nervo, podem ocorrer sensações dolorosas importantes na face - com características de dor neuropática (dor intensa, lancinante, em choque). No caso da sua mãe como você explicitou, a neuralgia parece estar relacionada a proximidade de uma alça vascular (artéria) ao nervo. O início do tratamento pode ser feito com medicamentos que controlam os impulsos gerados pelo nervo, sendo a carbamazepina uma excelente opção. Apenas em casos refratários, ou seja que não melhoram, pode ser necessário associar outro medicamento ou até mesmo, intervenção cirúrgica para "afastar" a artéria do nervo que está sendo incomodado.

Um abraço!