Neuralgia do trigêmeo - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - neuralgia do trigêmeo

Encontre um especialista na sua cidade:
Fabiana Cardoso Freire

Fabiana Cardoso Freire

Médico acupunturista, Anestesiologista

Fortaleza

Carlos Alberto Lopes

Carlos Alberto Lopes

Anestesiologista

Itápolis

Equipe Medicina intervencionista da Dor

Equipe Medicina intervencionista da Dor

Especialista em dor

Betim

Leonardo Costa Soares Santana Ferraz

Leonardo Costa Soares Santana Ferraz

Especialista em dor, Anestesiologista, Médico acupunturista

São Paulo

Arthur Ruzzon

Arthur Ruzzon

Especialista em dor, Anestesiologista

Curitiba

Vicente de Paula Melo Filho

Vicente de Paula Melo Filho

Especialista em dor, Médico acupunturista, Anestesiologista

Manaus

Perguntas sobre Neuralgia do trigêmeo

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Neuralgia do trigêmeo

o medico esta certo até para ver a hipotese de não ter nada e direcionar um tratamento conservador com medicamentos e fisioterapia .quem pode ajudar muito se os exames estiverem negativos é…
2 respostas


Existem várias opções de tratamento para Neuralgia do Trigemio. Em algumas situações precisamos associar medicações, em outras há indicação de tratamento cirúrgico. Converse com seu médico.
1 respostas


Olá, tudo bem?
Há relatos que, ao se fazer a anestesia para extração dentária, possa "machucar"algum nervo, dentre eles o facial, no entanto é bastante raro. Normalmente o nervo…
1 respostas

Especialistas falam sobre Neuralgia Do Trigêmeo

Fico feliz por sua pesquisa, mostra que você não espera por uma solução mágica para este grande incômodo chamado neuralgia do trigêmeo. Como a dor é muito severa e você já usou uma série de medicamentos controlados e que pro vezes os resultados foram decepcionantes eu posso ter a satisfação e te tratar com a técnica de bloqueios anestésicos periféricos e bloqueios simpático venosos (através de um soro venoso), esta nova técnica tem evitado muitas cirurgias e reduzido a quantidade de medicações orais.

Vinicius Scherner Rossi

Especialista em dor, Neurologista

Salvador

Agendar uma visita

A nevralgia do trigêmeo é a principal causa de dor facial, produz dores intensas, só de um lado da face, breves, frequentes, em choque, espontâneas ou desencadeadas por estímulos superficiais e limitadas à area de enervação do trigêmeo, vem em crises e tem períodos de calmaria(remissão). A mulher é 2x mais acometida, média idade 66 anos. Não existe déficit neurológico e diminui muito com carbamazepina. Deve-se a compressão do trigêmeo por uma artéria (conflito vascular). O tratamento cirúrgico é indicado quando os medicamentos não funcionam mais. Rizotomia percutânea ou descompressão vascular com microscopio ou endóscopio são muito eficazes, sendo a última mais eficaz em tempo sem dor.

Eric Grossi Morato

Neurocirurgião, Neurologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Neuralgia do trigêmeo é uma dor de cabeça que afeta mais o rosto, de um lado apenas. O paciente queixa de choques na região da boca, que duram frações de segundo e ocorrem dezenas até centenas de vezes ao dia. Muitas vezes o paciente procura primeiro o dentista, pois parece que a dor está no dente, motivando algumas extrações dentárias sem sucesso.

Trata-se de uma condição rara que acomete, aproximadamente, cinco a cada 100 mil mulheres e, dois a cada 100 mil homens. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, porém existem relatos em pacientes mais jovens. O paciente apresenta “dor em choque”, geralmente, em um dos lados da face, acometendo um, dois ou os três ramos do nervo trigêmeo. O relato é de uma sensação dolorosa intensa. O choque pode começar com um incômodo rápido, que apresenta remissão espontânea em poucos minutos. Com o passar do tempo, o período e a intensidade da dor aumentam. A doença, em muitos casos, é subdiagnosticada devido à presença de sintomas similares a dores dentárias, otológicas (do ouvido) e até oftálmicas

Rodrigo Teixeira Marcelos

Neurocirurgião

Lages


A Neuralgia do Trigêmeo é uma doença caracterizada por dor súbita, de forte intensidade, acometendo determinadas áreas da face (inervadas pelo nervo Trigêmeo) e comumente desencadeada por estímulos inocentes como sorrir ou escovar os dentes. A maioria dos pacientes apresenta a forma clássica da doença, onde não são encontradas alterações no nervo ou então estão presentes pequenos conflitos neurovasculares (contato de artérias com a origem aparente do nervo no tronco encefálico). O tratamento é realizado com medicações anticonvulsivantes, com boa resposta em grande parte dos casos. Naqueles casos refratários pode ser necessário o tratamento cirúrgico para o controle da dor.

Rodrigo Vargas

Neurologista

Goiânia


A neuralgia do trigêmeo caracteriza-se por dores na face tipo choque ou agulhada e que pioram ou são desencadeadas por mastigação, fala, deglutição e escovação dos dentes. As dores podem ser lancinantes, prejudicando muito a qualidade de vida e atividade profissional do paciente. Esse quadro pode, muitas vezes, ser confundido com dores ou problemas dentários. A avaliação de um Neurologista é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequado desse problema.

Considerada uma das piores dores que o ser humano pode sentir, a neuralgia do trigêmeo é uma dor incapacitante, que pode levar até mesmo a perda de peso pela dificuldade de mastigação, que muitas vezes serve como gatilho para a dor. É uma dor que passível de controle com medicação, porém algumas vezes a dor pode não responder completamente à medicação ou mesmo as doses dor remédios para alívio da dor tendem a ser muito elevadas, estando nesses casos, indicados tratamento cirúrgico da neuralgia trigeminal, indo desde procedimentos menos invasivos como compressão por balão e radiofrequência para esse tipo de dor até a cirurgia mais invasiva, chamada de descompressão neurovascular.

Pablo Nascimento

Especialista em dor, Neurocirurgião

Campinas


A neuralgia trigeminal, também conhecida como nevralgia do trigêmeo, é uma síndrome dolorosa caracterizada por dor muito intensa do tipo paroxística (súbita) no território inervado pelo nervo trigêmeo, que é o quinto par de nervos cranianos. Os episódios de dor, geralmente os pacientes referem um choque, podem ser desencadeados por gatilhos como falar, mastigar, tomar líquidos gelados, barbear-se, vento frio no rosto, escovar os dentes, massagear a ponta do nariz entre outros. Entre os períodos de ataques de dor, pode ocorrer uma dor de padrão mais surdo, por vezes em queimação, em território por vezes diferente da dor do tipo choque.

Thiago Rodrigues

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita

A neuralgia do trigêmeo é uma das causas mais comuns de dor facial sendo caracterizada por episódios recorrentes de dores lancinantes na face, desencadeada por estímulos táteis ou até mesmo ocorrendo espontaneamente. É conhecida, nos Estados Unidos, como a doença do suicídio, tamanho é o número de pacientes que tiram a própria vida decorrente do sofrimento causado pelas dores intensas. Quando o tratamento medicamentoso não é suficiente, podemos utilizar os tratamentos minimamente invasivos. Entre eles está a radiofrequência do trigêmeo, que consiste na aplicação de uma corrente elétrica no nervo trigêmeo, inativando-o. O tratamento é feito sob sedação e o paciente tem alta no mesmo dia.

André Marques Mansano

Especialista em dor

São Paulo

Agendar uma visita

A Neuralgia do Trigêmeo é uma doença caracterizada por uma dor muito intensa em choque na face, em geral unilateral em um ou mais territórios de inervação do trigêmeo (oftálmico, maxilar ou mandibular). Ela tem várias causas, sendo a mais comum uma artéria que toca o nervo dentro da região do cérebro. Seu tratamento na maioria das vezes é medicamentoso (carbamazepina, na maioria dos casos), mas em casos refratários pode ser necessária cirurgia. Descompressão microvascular, compressão com balão, lesão por radiofrequência ou radiocirurgia são os possíveis tratamentos cirúrgicos. Neurocirurgião deve ser consultado para o diagnóstico adequado - no meu site tem várias informações sobre a doença.

Eloy Rusafa Neto

Neurocirurgião

São Paulo

Quais profissionais tratam Neuralgia do trigêmeo?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.