Minha mãe tem 73 anos. Tem fibrose pulmonar. Teve 2 pneumonias em 3 meses. Várias infecções. Perdeu

2 respostas
Minha mãe tem 73 anos. Tem fibrose pulmonar. Teve 2 pneumonias em 3 meses. Várias infecções. Perdeu bastante peso, falta apetite, cansaço extremo e muito dificuldade em respirar. Tem osteoporose avançada. Algum tratamento para melhorar qualidade vida?
Em casos avançados de Fibrose Pulmonar nos quais os pacientes já não respondem mais a tratamentos para a fibrose, pode-se optar por melhoria na qualidade de vida do mesmo, seja com Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada se está indicada, tentar usar medicações para cessar a tosse, melhorar a alimentação - hipercalorica e hiperproteica em quantidades moderadas várias vezes ao dia e até mesmo utilizar suplementação alimentar. Tratar depressão/ ansiedade e insônia se presentes. Iniciar fisioterapia respiratória e reabilitação pulmonar se possível.Vacinar a paciente anti pneumococo e também tratar outras doenças não relacionadas ao pulmão.

Fibrose pulmonar é uma informação restrita para quem entende de doença pulmonar. Existe, por exemplo, a fibrose secundária a doenças infecciosas como tuberculose ou mesmo uma pneumonia. Também existem as doenças que acometem o pulmão de maneira mais difusa, com causas muito distintas. Essas doenças, quando evoluem com fibrose, nos deixam muito restritos em termos de ação. O uso de oxigênio suplementar é sempre uma opção, mas o seu uso indevido por der prejudicial portanto, só deve ser iniciado por orientação médica. O que o paciente não costuma acreditar é que ficar com um peso corporal adequado e fazer atividade física dentro dos seus limites, mas de maneira regular, é tão importante quanto o tratamento medicamentoso.