Minha mãe tem a doença e eu gostaria de orientações sobre oq comer e os alimentos que não devem

2 respostas
Minha mãe tem a doença e eu gostaria de orientações sobre oq comer e os alimentos que não devem ser ingeridos?
 Elisabeth Chiari Rios Neto
Nutricionista
Belo Horizonte
Uma avaliação presencial com o nutricionista é indispensável, pois este indicará precisamente quais alimentos deve-se consumir ou restringir de acordo com o hábito de vida e histórico do paciente. Uma adequação nutricional esta relacionada com melhor controle da doença. De uma forma geral deve-se EVITAR alimentos gordurosos(fritura,gorduras visiveis, embutidos, queijos amarelos, manteiga em excesso, leite integral),excesso de carne vermelha, sal, refrigerantes e bebida alcoólica, enlatados e defumados, massas brancas, sorvete, leite condensado, frutos do mar(camarão,lagosta,lula,caranguejo), temperos prontos. PREFERIR arroz integral, massas integrais, carne branca (frango e peixe), feijão, soja, lentilha, frutas, verduras (folhosos) e legumes(mandioca, cará,baroa, moranga,chuchu,abobrinha...), castanhas, leite desnatado, ovo, aveia, linhaça... Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Valéria Hala
Nutricionista
São Bernardo do Campo
É necessária uma avaliação com o médico e também com nutricionista. Os alimentos a serem evitados são: bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, carne seca defumada, embutidos como salsicha, linguiça, salame, leite e derivados integrais,queijos amarelos e ricos em gorduras como cheddar, molhos como maionese, katchup, mostarda, frituras em geral, bolos e tortas com creme de leite, manteiga, comidas prontas e congeladas, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados.

Especialistas

Vanessa Mendonça Camara

Vanessa Mendonça Camara

Gastroenterologista

Americana

Ana Flavia Carrijo Chiovato

Ana Flavia Carrijo Chiovato

Gastroenterologista

Uberaba

Phillipe Abreu

Phillipe Abreu

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Wallace Junior

Wallace Junior

Gastroenterologista

Itabira

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Cirrose biliar primária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.