Minha mãe tem a síndrome do ninho vazio, sinto que ela não demonstra felicidade com os rumos que venho

10 respostas
Minha mãe tem a síndrome do ninho vazio, sinto que ela não demonstra felicidade com os rumos que venho dando a minha vida. Me sinto culpada, ela consegue me manipular ás vezes. Qual especialista devo procurar ?
Olá. Caso seja possível busque terapia de família pra vocês e além disso busquem terapias individuais. Isso com certeza ajudará nesse processo.

Olá! Essa síndrome do ninho vazio é comum nos pais quando os filhos saem de casa, principalmente para aqueles que dedicaram suas vidas aos filhos, muitas vezes até anulando-se para viver em função deles. Quando alguns pais veem os filhos conquistando independência e autonomia, isso pode reativar crenças disfuncionais variáveis em cada indivíduo. Se sua mãe se vitimiza e faz jogos para te manipular, isso pode ser um sinal de que ela não conseguiu ressignificar a experiência desse novo momento vivenciado, ou mesmo de que não saiba agora qual lugar ocupar em sua vida e como se reorientar para si mesma sem viver em função da filha. São apenas hipóteses, já que as informações são insuficientes. Questione sua culpa. Duvide de seus pensamentos. Pensamentos são só pensamentos - não são verdades absolutas. O profissional mais adequado para te ajudar nesse caso é o psicólogo. Estou a disposição!
Olá! É muito comum as mães se sentirem em falta com as mudanças e rumos que os filhos escolhem! Seria muito importante que cada uma de vocês fizessem terapia/análise! Ambas precisar se separar para perceber que a vida é muito além de mãe e filha! Estou a disposição para ajudar! Fiquem bem!
Olá, esse sentimento que sua mãe tem pode ser temporário caso isso seja tratado. O tratamento pode ser em terapia de família como atendimento individual. Algumas vezes o acompanhamento sendo em família tem um entendimento melhor.
Para os filhos essa situação acaba sendo muito desagradável. É necessário um pouquinho de paciência para que a situação melhore. Saiba que é uma fase, busque ajuda para nem você e nem sua família sofram tanto.
Olá! Recomendo que ambas façam psicoterapia/análise e caso você não consiga convencer a sua mãe a fazer pelo menos faça por você, para que possa trabalhar suas questões individualmente e se separar da sua mãe sem se sentir culpada por isso. Abs!
Isso é bastante comum quando a mãe fica sem rumo na vida por ter se dedicado quase que exclusivamente para os filhos. Seria interessante que ela também fizesse terapia.
Caso não dê, ou ela não queira, vc deverá procurar um psicólogo na abordagem que melhor te agradar e o profissional com o qual sinta maior vínculo e empatia e trabalhar questões referentes a culpa, como lidar com esses pensamentos e sentimentos, e assim poderá sem dúvida melhorar a ambas já que se vc compreender uma série de fatores, conseguirá lidar melhor com ela também.
Espero ter ajudado.
Abraço!
Olá, acredito que você deva buscar um psicólogo. A psicoterapia pode te ajudar bastante a lidar com isso. A psicoterapia de família também pode ajudar a melhorar a relação de vocês, se ela quiser fazer também. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
A psicoterapia nesse momento pode ajudar a sua mãe a re-significar a vida nessa nova fase.
Tenho algumas pequenas dicas para que melhore a qualidade das relações familiares entre vocês, como o auto cuidado; colocar a energia em outras coisas: aula de dança, academia, pintura, fazer/ terminar faculdade, fazer cursos, yoga, etc.
Abraços
Muitos pais desejam a autonomia dos filhos, porém, na prática não estão preparados emocionalmente para ver seus filhos "voando" sozinhos. Essa fase precisa de readaptações, já que costumam gerar crises familiares. Seria importante buscar ajuda de uma terapia familiar, para que essas questões possam ser externalizadas e o Terapeuta Familiar (de preferência um que tenha especialização), possa ser o mediador para que possa ajuda-las a encontrar novas formas de vivenciar e lidar com essa etapa da vida, de forma mais saudável.
Olá, deve procurar um Psicólogo, para que ele lhe auxilie com essa situação, ele lhe indicará se for preciso a Psicoterapia familiar também.