Minha mãe tem alzaimer e vai ao banheiro a cada minuto, o dia todo, dorme a noite toda e não vai ao
Minha mãe tem alzaimer e vai ao banheiro a cada minuto, o dia todo, dorme a noite toda e não vai ao banherio. Essa sensação de bexiga cheia durante o dia encomoda ela e o cuidador. Não tem infecção urinaria e nenhum problema clinico. Que podería fazer?
3 respostas
Pacientes como ela em geral têm bexiga hiperativa! Precisa fazer um urodinamica e se confirmar usar medicamentos e as vezes toxina botulinica! Att
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Realmente a primeira conduta é avaliar a existência de doença orgânica, como a bexiga hiperativa citada pelo colega. Mas em pacientes com diagnóstico de Alzheimer há uma grande possibilidade desse comportamento ser um distúrbio do comportamento, muito comum na fase moderada da Doença de Alzheimer. Nesse caso o tratamento deverá ser baseado na avaliação geriátrica ampla do paciente, levando em consideração todas as doenças e também todos os medicamentos usados pelo paciente.
Pacientes idosos, principalmente mulheres, são muito comuns terem Bexiga Hiperativa, sendo necessário descartar outras causas como: infecção urinária, cálculo, tumor, cistite não infecciosa, medicamentos, entre outros. O fato desta paciente apresentar uma urgência urinária somente durante o dia, com ausência das patologias acima, não acordando à noite para urinar e tendo o diagnóstico de Doença de Alzheimer, a probabilidade maior é que seja um distúrbio de comportamento da Doença de Alzheimer. Sendo assim, é necessário a avaliação clínica geriátrica para verificar qual ou quais fatores implicados neste distúrbio. A causa pode ser muito variada e o tratamento idem.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


