Minha mãe tem alzaimer e vai ao banheiro a cada minuto, o dia todo, dorme a noite toda e não vai ao

3 respostas
Minha mãe tem alzaimer e vai ao banheiro a cada minuto, o dia todo, dorme a noite toda e não vai ao banherio. Essa sensação de bexiga cheia durante o dia encomoda ela e o cuidador. Não tem infecção urinaria e nenhum problema clinico. Que podería fazer?
Pacientes como ela em geral têm bexiga hiperativa! Precisa fazer um urodinamica e se confirmar usar medicamentos e as vezes toxina botulinica! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Realmente a primeira conduta é avaliar a existência de doença orgânica, como a bexiga hiperativa citada pelo colega. Mas em pacientes com diagnóstico de Alzheimer há uma grande possibilidade desse comportamento ser um distúrbio do comportamento, muito comum na fase moderada da Doença de Alzheimer. Nesse caso o tratamento deverá ser baseado na avaliação geriátrica ampla do paciente, levando em consideração todas as doenças e também todos os medicamentos usados pelo paciente.
Dr. Espedito Rocha de Carvalho Junior
Especialista em dor, Geriatra, Médico clínico geral
Niterói
Pacientes idosos, principalmente mulheres, são muito comuns terem Bexiga Hiperativa, sendo necessário descartar outras causas como: infecção urinária, cálculo, tumor, cistite não infecciosa, medicamentos, entre outros.
O fato desta paciente apresentar uma urgência urinária somente durante o dia, com ausência das patologias acima, não acordando à noite para urinar e tendo o diagnóstico de Doença de Alzheimer, a probabilidade maior é que seja um distúrbio de comportamento da Doença de Alzheimer. Sendo assim, é necessário a avaliação clínica geriátrica para verificar qual ou quais fatores implicados neste distúrbio. A causa pode ser muito variada e o tratamento idem.

Especialistas

Francisco de Assis Carvalho do Vale

Francisco de Assis Carvalho do Vale

Neurologista

Ribeirão Preto

Giorgia Paula Frohlich

Giorgia Paula Frohlich

Psicólogo

Balneário Camboriú

Vera Flores

Vera Flores

Psicólogo

Tubarão

Waldemar Algemiro

Waldemar Algemiro

Neurologista

Cachoeiro de Itapemirim

Juliana Paiva

Juliana Paiva

Médico clínico geral, Psicanalista

Campinas

Ana Carolina de Almeida Prado

Ana Carolina de Almeida Prado

Psicólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.