Minha mãe tm escoliose torácica desd 12 anos de idade agora com 53anos está com comprometimento do

3 respostas
Minha mãe tm escoliose torácica desd 12 anos de idade agora com 53anos está com comprometimento do coração e pulmão o médico disse que é muito grave encaminhou para especialista que disse ñ ter jeito q tem q tomar só medicamentos pois a cirurgia não é aconselhável por causa da idade qual sua opinião?
Escolioses em idade adulta são possiveis de correção porem vários fatores podem contra indicar a cirurgia. Os riscos são maiores devido à agressividades com técnicas de osteotomias e acessos Toracicos quando necessários . A paraplegia é um risco maior devido a correção de uma coluna rígida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mesmo com este tipo de comprometimento, para diminuir as dores e melhorar a qualidade de vida dela, seria indicado que ela fizesse acupuntura, fisioterapia, além de RPG (Reeducação Postural Global) e Pilates.
Com estes tratamentos, reduziria ou até cessaria a necessidade de medicação.
Isto se dá pela possibilidade de melhorar o estado geral da paciente. O Pilates fortalece a musculatura de um modo geral, tanto a responsável pela respiração quanto pelo sistema locomotor (evitaria o agravamento da deficiência), melhoraria a circulação, a respiração, a flexibilidade, reduziria a fadiga, entre outros benefícios.
Boa noite, muitas vezes a idade somente não é contra-indicacao de um procedimento cirúrgico, por mais complexos que sejam, deve ser avaliados outros quesitos como: se apresenta alguma outra doença (hipertensão, diabetes, doença renal, etc), que em conjunto com a idade pode contra-indicar um procedimento cirúrgico. Quanto a escoliose no adulto, geralmente são curvas mais rígidas e de difícil correção, porém uma avaliação com especialista em cirurgia de coluna se faz necessário, principalmente para verificar o grau de flexibilidade/ rigidez da curva, além de avaliação de elementos nervosos (medula, raizes nervosas), para aí sim discutir com o paciente e os familiares sobre a melhor maneira de abordar o caso, seja opção por cirurgia ou não, mesmo sabendo dos riscos e também dos riscos-benefícios de uma cirurgia!
Abracos

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Marynara Alves Gabriel

Marynara Alves Gabriel

Fisioterapeuta

João Pessoa

Victor Dias

Victor Dias

Fisioterapeuta

Juiz de Fora

Sarah Martins

Sarah Martins

Fisioterapeuta

Uberaba

Maria Ligia Eidam

Maria Ligia Eidam

Especialista em medicina física e reabilitação

Maringá

Ricardo Eduardo França

Ricardo Eduardo França

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 602 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.