Minha mãe toma haloperidol e tem muitos efeitos colaterais, mesmo tomando o bipirideno... às vezes p

2 respostas
Minha mãe toma haloperidol e tem muitos efeitos colaterais, mesmo tomando o bipirideno... às vezes parece que esse bipirideno não presta pra nada. Existe alguma forma de controlar os efeitos colaterais do haloperidol? Ela tem movimentos involuntários nos dedos e coisas como mastigar a língua ou fazer outras coisas com a boca. Isso me dá muita agonia e me pergunto se tem algum remédio pra eu parar de sentir essa agonia também (principalmente dos barulhos).. é muito difícil :(
Olá! O Haloperidol (Haldol) é um antipsicótico típico, excelente remédio, mas provoca muitos colaterais como os que sua mãe está sentindo, por isso cada dia menos usado pela psiquiatria moderna. Os psiquiatras dão preferência aos atípicos -antipsicóticos mais modernos, segunda geração- por terem efeito antipsicótico tão bom quanto ao Haloperidol e com bem menos colaterais e mais toleráveis. Pode-se tentar trocar o biperideno por outro antiparkinsoniano, mas acredito ser mais conveniente trocar o típico por um atípico. Leve sua mãe ao seu psiquiatra para nova consulta e você procure uma psicoterapia.

Olá! Bom dia! Primeiramente teríamos que avaliar o porque sua mãe faz uso de haloperidol e qual a dosagem que ela utiliza, assim como a dosagem do biperideno que ela utiliza.
Caso os efeitos colaterais estejam muito intensos e causando muito desconforto, mesmo com doses otimizadas, talvez seja indicado trocar a medicação por outra com a mesma função e que cause menos efeitos adversos.

Imagino o quanto deve ser difícil para você ver sua mãe com esses efeitos colaterais e passando por essa situação, mas não existe nenhum remédio que faça você parar de sentir essa "agonia". A melhor forma de resolver isso é dando para sua mãe um tratamento otimizado, que cause menos efeitos colaterais.