Minha médica prescreveu vitamina D (colecalciferol 50.000UI) para tomar por 8 semanas, 1 CP por sema

3 respostas
Minha médica prescreveu vitamina D (colecalciferol 50.000UI) para tomar por 8 semanas, 1 CP por semana. Eu acabei me confundindo e tomei 1 comprimido por dia (8 dias).
Tenho sentido desconforto no estômago e dores de cabeça, mas não sei se é por conta do mau uso do remédio. Pode ter relação? Devo procurar meu médico?
Dra. Wendy Laila Lima
Generalista, Médico clínico geral
Salvador
Sim, pode ter relação. A dose de colecalciferol 50.000 UI é alta e deve ser usada apenas 1 vez por semana, conforme prescrito. Tomar diariamente por 8 dias equivale a uma superdose, que pode causar sintomas como náuseas, dor de cabeça, fraqueza, dor abdominal e aumento do cálcio no sangue, levando a complicações renais. É importante suspender o uso imediatamente e procurar seu médico para avaliação, podendo ser necessário exame de vitamina D e cálcio sérico. Não tente compensar ou continuar o uso por conta própria.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Minha médica prescreveu vitamina D (colecalciferol 50.000UI) para tomar por 8 semanas, 1 CP por semana. Eu acabei me confundindo e tomei 1 comprimido por dia (8 dias). Tenho sentido desconforto no estômago e dores de cabeça, mas não sei se é por conta do mau uso do remédio. Pode ter relação? Devo procurar meu médico?
Tomar a dose diária de 50.000 UI de vitamina D, em vez de semanal, pode sim causar desconforto gastrointestinal e dores de cabeça. É importante procurar seu médico imediatamente, levar o frasco e relatar o que aconteceu. Ele poderá avaliar se é necessário exames de sangue para verificar níveis de cálcio e vitamina D e orientar sobre o que fazer.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.