Minha médica prescreveu vitamina D (colecalciferol 50.000UI) para tomar por 8 semanas, 1 CP por sema
3
respostas
Minha médica prescreveu vitamina D (colecalciferol 50.000UI) para tomar por 8 semanas, 1 CP por semana. Eu acabei me confundindo e tomei 1 comprimido por dia (8 dias).
Tenho sentido desconforto no estômago e dores de cabeça, mas não sei se é por conta do mau uso do remédio. Pode ter relação? Devo procurar meu médico?
Tenho sentido desconforto no estômago e dores de cabeça, mas não sei se é por conta do mau uso do remédio. Pode ter relação? Devo procurar meu médico?
Sim, pode ter relação. A dose de colecalciferol 50.000 UI é alta e deve ser usada apenas 1 vez por semana, conforme prescrito. Tomar diariamente por 8 dias equivale a uma superdose, que pode causar sintomas como náuseas, dor de cabeça, fraqueza, dor abdominal e aumento do cálcio no sangue, levando a complicações renais. É importante suspender o uso imediatamente e procurar seu médico para avaliação, podendo ser necessário exame de vitamina D e cálcio sérico. Não tente compensar ou continuar o uso por conta própria.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Minha médica prescreveu vitamina D (colecalciferol 50.000UI) para tomar por 8 semanas, 1 CP por semana. Eu acabei me confundindo e tomei 1 comprimido por dia (8 dias). Tenho sentido desconforto no estômago e dores de cabeça, mas não sei se é por conta do mau uso do remédio. Pode ter relação? Devo procurar meu médico?
Tomar a dose diária de 50.000 UI de vitamina D, em vez de semanal, pode sim causar desconforto gastrointestinal e dores de cabeça. É importante procurar seu médico imediatamente, levar o frasco e relatar o que aconteceu. Ele poderá avaliar se é necessário exames de sangue para verificar níveis de cálcio e vitamina D e orientar sobre o que fazer.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.