Minha namorada fará procedimento cirúrgico dentário (extração de siso), ela pode fazer uso de Rivotr

5 respostas
Minha namorada fará procedimento cirúrgico dentário (extração de siso), ela pode fazer uso de Rivotril sublingual e dormonid simultaneamente para diminuir crise de ansiedade e nervosismo?
Deve perguntar ao dentista. Como ele também tem formação em saúde, sabe quando pode usar estas drogas, em que doses e se é o caso de combiná-las (geralmente, não é). Ela pode, também, fazer um checkup com um clínico, que verificará se ela tem alguma contraindicação para o uso destas substâncias. Finalmente, dependendo da duração e frequência do tratamento, uma terapia cognitivo-comportamental ou comportamental pode ajudar, de modo eficaz, a diminuir esta ansiedade e medo, sem necessidade de se usarem remédios.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Motta da Silva
Psiquiatra, Médico clínico geral, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Olá! Não é seguro combinar Rivotril (Clonazepam) sublingual com Dormonid (Midazolam). Ambos são benzodiazepínicos; juntos eles somam efeitos de sedação, deprimem a respiração, reduzem reflexos e podem causar queda da pressão/oxigênio — especialmente arriscado se houver dor + anestésico local + jejum, ou se ela apresentar comorbidades apneia do sono, asma, obesidade, ou no uso concomitante de, por exemplo, álcool/opioides/anti-histamínicos.
Dr. Arthur Kaufman
Psiquiatra
São Paulo
Esta pergunta deverá ser feita LOGO ao cirurgião dentista.
Olá! Entendo a preocupação com a ansiedade e o nervosismo antes de um procedimento cirúrgico como a extração de siso. O Rivotril (clonazepam) sublingual e o Dormonid (midazolam) são ambos benzodiazepínicos, ou seja, atuam no sistema nervoso central para promover sedação e reduzir a ansiedade. No entanto, o uso simultâneo desses dois medicamentos não é recomendado sem orientação médica, pois pode haver soma de efeitos sedativos, levando a sonolência excessiva, confusão mental, queda de pressão, dificuldade respiratória e até risco de depressão do sistema respiratório — especialmente em pessoas mais sensíveis.

Se o Dormonid já for prescrito pelo cirurgião dentista ou anestesista como pré-medicação para o procedimento, não se deve adicionar Rivotril por conta própria. O ideal é que o profissional de saúde responsável saiba exatamente o que ela está usando, para evitar interações perigosas.

Recomendo conversar com o dentista ou médico antes da cirurgia para que ele oriente o melhor plano de controle da ansiedade, de forma segura. Estou à disposição para ajudar com mais informações, se precisar!
Dr. Ronney Eustorgio Machado
Psiquiatra, Médico perito
Guará
Saudações! Cuidado! Essa associação pode ser perigosa. É melhor buscar orientação de um psiquiatra, pois somente ele sabe se ela já é habituada a tomar o Dormonid, por exemplo. Espero ter contribuído.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.