Minha namorada foi diagnosticada com purpura pigmentar, as plaquetas dela não estão baixas, já fomos

3 respostas
Minha namorada foi diagnosticada com purpura pigmentar, as plaquetas dela não estão baixas, já fomos em diversos médicos mas ninguém soube indicar um tratamento. As pernas dela estão cheias de manchas. Que deve fazer? Que especialista deve ir?
O especialista a ser procurado é um dermatologista que irá analisar e indicar o procedimento adequado. Seria importante a procura de um apoio psicológico, pois nesta situação, a impossibilidade de um diagnóstico e as próprias manchas causam transtornos emocionais, podendo acelerar os sintomas.

Eu sugiro procurar um hematologista para melhor avaliar. Existem 2 tipos de púrpura: a não trombocitopênica e, a trombocitopênica idiopática que, é uma doença autoimune. O mais rápido possível procurar um hemato, melhor serão realizados exames para um diagnóstico mais apurado. Se possível, a acompanhe às consultas e levem os exames já realizados e busquem detalhar as informações que possuem: histórico médico, há quanto tempo os sintomas aparecem, se as manchas mudam de coloração, se a paciente faz uso de alguma medicação, as condições adversas de saúde em aspecto geral para que possam facilitar e otimizar o tempo de diagnóstico. E é claro, a adesão a psicologia pode sim auxiliar durante todo o tratamento. Se possível for, sugira procurar por um profissional da psicologia para que possa trabalhar tal questão. Espero ter auxiliado.

Abraços,

Diana Gava
Talvez a causa das manchas também possa ser de fundo emocional. Acredito que a avaliação de um dermatologista seja necessária, mas também indico um médico homeopata que poderá olhar o caso da sua namorada como um todo. O apoio psicológico também se faz necessário em alguns casos, principalmente se você perceber que as manchas estão afetando a auto estima da sua namorada.