Minha namorada tem borderline, ela briga muito comigo, o que eu posso fazer pra minimizar isso?

14 respostas
Minha namorada tem borderline, ela briga muito comigo, o que eu posso fazer pra minimizar isso?
Olá, Boa tarde! O diagnóstico de Borderline é complexo e requer muita paciência e compreensão. É preciso esclarecer aqui que estamos falando de um transtorno de personalidade sério e abrangente. Para seguir seu namoro da melhor maneira possível, eu lhe recomendo ir atrás de informações sobre o transtorno. Procure se informar através de artigos, reportagens, livros, estudos, vídeos, reportagens, enfim, tudo que estiver ao seu alcance. Isso já vai lhe ajudar a compreender boa parte de como o raciocínio e a percepção de sua namorada funciona. Além disso, sugiro conversar diretamente com o psiquiatra que acompanha o caso dela. Ele com certeza tirará todas as suas possíveis dúvidas e pode lhe instruir em situações de crise. Boa sorte!

Olá! Imagino o quanto seja difícil pra você. Pessoas que possuem esse transtorno são instáveis e apresentam uma forte tendência a agressividade, o que torna o convívio desafiador. O fato é que não existe receita de bolo para se lidar com alguém com borderline. Mas, além do que foi dito acima, existem mais algumas estratégias que podem ser úteis para facilitar o convívio. Entender, por exemplo, que a sua namorada não possui total controle da situação e que também sofre muito com isso, é fundamental para que você não leve tudo para o pessoal. Assim, ficará mais fácil dá espaço, tempo e oferecer apoio, quando ela precisar. As crises inevitavelmente irão acontecer. E irão exigir de você paciência, compreensão e conhecimento. Diante das crises, é interessante também que você tenha atenção para que não acabe reforçando comportamentos inadequados da sua namorada, por mais que você a ame. É importante, inclusive, que busque orientação profissional e dê início a psicoterapia, tanto para aprender a lidar com ela como para cuidar de si mesmo. Se achar adequado, estou disponível para o acompanhamento psicológico. Cuide-se bem!
Se sua namorada já está sendo acompanhada por um profissional de saúde mental, recomendo que você também possa ter o benefício de um acompanhamento psicológico para preservar-se e saber lidar sem tanto sofrimento com a instabilidade emocional de sua namorada.
Antes de mais nada, parabéns pela atitude de querer contribuir com a sua relação. Se ela estiver sendo acompanhada por um psicólogo, peça a ela para conversar com o profissional, seria muito bom você pedir orientações e entender melhor como funciona o quadro de transtorno boderline para saber como proceder. Caso contrário, se ela não estiver, busquem ajuda de um profissional juntos. Grande abraço!
Olá, boa noite.

Reforce sempre com ela a importância do tratamento para ela e se possível, também procure apoio de algum profissional para tirar duas dúvidas e aprender a lidar com os conflitos.
Interessante sua pergunta, acho que talvez você deva redirecioná-la para sua namorada. Saber dela o que ela diz sobre o borderline “dela” pode ser mais interessante do que o que diz o transtorno sobre ela. Veja consigo e com ela até que ponto o casal consegue se comprometer em lidar melhor com essa situação. Interessante que você também busque ajuda em terapia ou análise para que possa trabalhar seus recursos internos e entender melhor sobre a forma como você se posiciona nesse relacionamento e na vida.
Olá. Borderline é um quadro que necessita de acompanhamento profissional. Talvez seja interessante que vocês conversem e que você possa buscar terapia também, para compreender melhor seu desejo de estar neste relacionamento.
Olá, Que bom que vocês está buscando alternativas para lidar com essa situação. Relacionar-se com alguém que tenha esse diagnóstico requer muita empatia e compreensão. Como os colegas já disseram, é necessário que haja acompanhamento de um profissional especializado, ao qual você tenha acesso e possa te ajudar a conhecer melhor este quadro e poder contribuir de forma positiva em momentos de crise e também no dia a dia. Boa sorte!
Entendo que você a ama muito e gostaria de uma relação de casal mais harmoniosa, certo? Já pensou em terapia para você e entender as suas necessidades nessa relação? Ela está em acompanhamento? Vocês tentaram Psicoterapia de casal alguma vez?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
A relação com uma pessoa com perturbação borderline é desgastante e geradora de muito stress e ansiedade. Por isso, deverá dar prioridade a cuidar de si próprio(a). Deverá procurar suporte emocional afim de evitar transtornos psicossociais motivados pelos stress. Deverá estar atento(a) aos sinais de ansiedade. Mas como lidar? Segue abaixo algumas dicas:
Como lidar com uma pessoa com borderline?
Demonstre que você se importa.
Tenha clareza na comunicação.
Não utilize palavras de acusação.
Sempre pense com empatia.
Preste atenção aos gatilhos.
Não contribua nos ataques de fúria.
Reconheça sempre que possível.
Bom dia! Converse com ela para ela procurar a ajuda de um profissional da Psicologia... assim ela pode melhorar a comunicação com você. Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? Primeiramente, se caso ela não estiver fazendo acompanhamento com profissionais do campo da saúde mental ( psicólogo e psiquiatra), seria este o primeiro passo para uma melhora real na condição que ela se encontra em relação ao transtorno e você pode ajudá-la nisso. Acredito que de sua parte ser compreensivo e acolhedor, são cruciais nestes episódios de maior histeria por conta de ser algo pontual e não algo constante de início ao fim do dia. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá!

Sugiro a leitura de um texto chamado: "Guia de Família: Programa de Grupo Multifamiliar
do Hospital McLean". É uma adaptação traduzida pelo Instituto de Psiquiatra da Universidade de São Paulo.

Neste documento você pode encontrar orientações gerais sobre como lidar com familiares que tem o TPB, mas isso não substitui um acompanhamento com profissionais de saúde para maiores orientações e até psicoterapia, se for o caso.

Espero ter ajudado! Abraços!
Olá! Caso ela não faça nenhum acompanhamento, buscar ajuda profissional com psicólogo e psiquiatra é fundamental para uma pessoa que tem transtorno de personalidade borderline. Mostre a sua namorada que você está ao lado dela e que você apoia o processo dela em busca de um tratamento. Assim como, também buscar terapia para você pode ser benéfico no entendimento das suas necessidades e desafios diante desta relação. Espero ter contribuído.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!