Minha neta tem 2 anos e 3 meses. Ela só fala a sílaba m e n. Por exemplo: vovó - momó, titio - ninio,

6 respostas
Minha neta tem 2 anos e 3 meses. Ela só fala a sílaba m e n. Por exemplo: vovó - momó, titio - ninio, Leninha - Neninha, sofá - noná e por ai vai. Estou muito preocupada. Qual o tipo de transtorno na linguagem que ela tem? Pesquisando ainda não vi nenhum caso parecido.
Olá,
é importante olhar não só a questão que ela está apresentando com a linguagem, mas o contexto que essa comunicação está inserida. Algumas reflexões podem ajudar: Quais as fontes de comunicação ela tem acesso? Como funciona essa comunicação com as pessoas mais próximas? De que forma essa fala é estimulada?
São diversos pontos importantes. Ela tem 2 anos e ainda é cedo para pensar em transtorno de linguagem. Ela está em tempo do desenvolvimento da fala. A ajuda de um psicologo infantil ou até mesmo familiar vai ajudar a ter mais clareza desse sintoma e pensar em possibilidades de ajustamentos saudáveis dentro da singularidade dela.

Olá!!!!
Nao vamos chamar de transtorno , ela está desenvolvendo a linguagem ainda. Mas se o coração da vovó está apertado quanto a netinha, sugiro que procure aconselhamento de uma fonoaudióloga .
Sugiro procurar por uma equipe multiciplinar como fonodiaulogia, psicologia, TO, pois a criança não manisfesta nenhum tipo de transtorno, se os sintomas persistirem até ao 4 anos será mais preocupante.
Muita estimulação com brinquedos e programas pedagógicos. Procure não passar está ansiedade para a criança.
Atenciosamente
Neuropsicóloga
Recomendo avaliação com fonoaudióloga ou médico neurologista par avaliação, o processo de avaliação é complexo e escolher a intervenção com clareza diagnóstica é importante para o melhor desenvolvimento da fala.
Olá, procurar o serviço de fonoaudiologia com especialidade em fala e fazer uma avaliação o quanto antes seria oportuno para investigar ou descartar qualquer possibilidades, porém lembrando que sua neta ainda esta em fase de desenvolvimento da linguagem e quanto mais os adultos ficarem ansiosos por conta dessa aprendizagem da fala mais as crianças que estão em formação percebem e acabam ficando ansiosas também, é importante estimular com brinquedos, livros e historias de acordo com a idade dela.
Olá! As questões da fala se desenvolvem com o tempo e, aos dois anos, as trocas silábicas são bastante frequentes. Apesar disso, é importante perceber que ela consegue se expressar e nomear as coisas e as pessoas e, em consequência, os outros (você é uma dessas pessoas) conseguem compreendê-la. De qualquer forma, ainda que seja muito cedo para se pensar em algum tipo de transtorno, caso essas trocas estejam afetando as relações dela com as pessoas, acredito que você possa procurar um profissional fonoaudiólogo que atenda crianças pequenas.