Minha psicóloga fez relatório onde diz q tenho quadro sugestivo de TEA leve e tbm fiz uma avaliação

6 respostas
Minha psicóloga fez relatório onde diz q tenho quadro sugestivo de TEA leve e tbm fiz uma avaliação neuropsicológica (com uma neuropsicologa) q diz o mesmo. minha psicóloga indicou para eu ir ao psiquiatra para confirmar ou não. Devo levar esses relatórios na primeira consulta?
Prezado(a),
Por alguma razão, ainda é pouco comum que os médicos identifiquem esse jeito de ser, e por isso é possível que venham a sugerir outros diagnósticos.
Um diagnóstico médico não vale nem mais e nem menos do que um diagnóstico feito pela psicologia.
Não há tratamento farmacológico para o TEA, até mesmo porque não é uma doença, é apenas um jeito de ser.
Dito isso, veja se é mesmo tão importante uma avaliação médica. Abs

Psicólogos e neuropsicólogos colocam a hipótese diagnóstica bem como outras informações que auxiliarão o médico a definir o diagnóstico. Entendendo que o que você quer não é testar o conhecimento dos profissionais e sim, confirmar uma hipótese e relação à sua própria vida, sugiro que leve os relatórios sim e, com isso, estará colaborando com a definição do seu diagnóstico já que os dados dos relatórios auxiliam no diagnóstico diferencial. Eles são de extrema importância para a definição do seu quadro. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Olá!
Eu não levaria. Buscaria a opinião de um médico, já que a sua psicóloga orientou, mas deixaria ele ser imparcial. Se você levar a opinião de duas outras profissionais, você pode induzi-lo a avaliar da mesma forma.
Caso você queira conversar com ele a respeito, falaria somente após uma primeira avaliação.
Espero ter lhe ajudado!
Boa sorte!
Acredito que você já está com um possível diagnóstico feito por duas profissionais. Seria interessante a confirmação de um médico conforme orientação de sua psicóloga mas sem qualquer interferência , para que este possa fazer uma avaliação neutra. Espero ter ajudado! Boa sorte!
Olá! Você apresenta dois diagnósticos e não confia nos mesmos, é isso?

A avaliação é um pontapé inicial para o que fazer a partir de então. Caso haja dúvidas quanto as hipóteses diagnósticas sempre é bom confrontá-las.

Penso que o importante e junto a um profissional da sua confiança traçar quais os pontos serão importantes a partir de agora após as indicações dos relatórios. Quais trabalhos serão realizados para que você perceba impacto na sua vida diária. Uma indicação de TEA leve não diz nada a seu respeito se você não consegue perceber suas dificuldades diárias e trabalhar para melhorá-las.

Sei o quanto um diagnóstico mexe conosco e nos perturba, mas mais que isso ele também pode trazer um alívio. Tenho pacientes que dizem: Ufa, agora sei porque tenho dificuldade nisso e naquilo. E agora posso confrontar e fazer diferente. Se quiser conversar, estou aqui.
A riqueza de consultar outros profissionais é justamente ser avaliado por um ponto de vista diferente e neutro. Por isso concordo com as colegas que não deveria levar na primeira consulta, para evitar uma indução ao diagnóstico. Mas após esse atendimento seria interessante mostrar os relatório até para comprovar ou confrontar o que for identificado por ele.