Mito ou verdade? O coração fica maior quando estamos muito ansiosos ou praticando algum exercício

8 respostas
Mito ou verdade? O coração fica maior quando estamos muito ansiosos ou praticando algum exercício físico? Obrigado!
Olá! Bom dia!

Vejo que é um mito, pois, não há nada na literatura que afirme que o coração cresce (ou fica maior). Porém, há pesquisas que correlacionam transtornos de ansiedades e depressivos com doenças cardiológicas. Sobre o exercício físico, a literatura aponta para um fator de proteção para doenças cardiológicas. Sugiro que procure um cardiologista para realizar uma avaliação cardiológica prévia, para verificar se está apto a realização do exercício. Quanto a questão da ansiedade, busque profissionais de Psicologia para verificar e intervir em padrões emocionais e comportamentais dos sintomas de ansiedade.

Olá,
em quadros de ansiedade a pessoa tem a sensação de o coração está maior devido os sintomas que são caracterizados por taquicardia, aumento das batidas do coração, dor no peito, respiração ofegante, dentre outras características. A psicoterapia cognitivo-comportamental tem resultados muito eficazes nestes quadros clínicos.
Mito, porém, em casos onde o paciente apresenta crise de ansiedade, um dos sintomas pode ser a Aceleração Cardíaca e/ou força de sua pulsação sanguínea para o corpo. Com isto você pode ter uma falsa impressão de que houve aumento do tamanho do órgão. Deve-se observar que em casos de prática de atividade física há uma vasodilatação dos vasos sanguíneos, apenas.
Mito. Porém, se você sofre de transtorno de ansiedade, opiniões de pessoas leigas podem estar lhe sugestionando. Nada melhor que esclarecer sempre suas dúvidas e evitar sintomatologias irreais. Muito bom você ter acessado este canal e trazido sua dúvida. Caso você tenha facilidade para perceber sintomas a partir de informações errôneas que lhes são passadas, procure ter cuidado com quem se orienta e se achar importante procure se consultar com um psicólogo para lhe avaliar e orientar.
Boa noite. Isso é mito. O que acontece é o coração bombear mais sangue e talvez isso dê sensação de que ele está maior
Olá, trata-se de um mito, pois o aumento do tamanho do coração está associado a um tipo de doença chamada cardiomegalia. Esta doença pode ter surgimento com a hipertensão arterial, doenças coronarianas, e geralmente está ligada à doença de Chagas. Sua origem é congênita ou adquirida, mas não está associada a quadros de ansiedade. O aumento do coração é diferente da sensação (fenômeno psicológico) Em caso de dúvidas procure um cardiologista ou acompanhamento psicológico.
Mito. O que acontece é a expansão da caixa torácica dificultando a respiração (respiração curta) dando a impressão de que o coração está maior. Acredito que o profissional de psicologia te indicará algumas práticas para te ajudar na sua respiração. Espero ter ajudado.
SUPER MITO!!! Alterações orgânicas são cerebrais e intestinais...
Temos como consequência da ansiedade , uma hiper ventilação, batimentos cardíacos acelerados, medo do medo. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. A ansiedade sem crenças limitantes e exacerbadas,é natural, normal, gatilho de sobrevivência. Todos somos ansiosos. O exagero é que nos traz o transtorno. A preocupação excessiva, a expectativa apreensiva. Procurar ajuda, é o primeiro passo para sanar estes sintomas, esta ajuda dependendo do nível , pode ser só através de um terapeuta psicológico ou pode vir necessitando de um maior controle medicamentoso, e então se faz um tratamento paralelo com os dois profissionais. A ansiedade é a doença do século, atua deixando tudo desconfortável, mas tem caminhos excelentes de controle, inclusive com tratamentos alternativos como meditação , ioga, florais, exercícios físicos, prática de esportes, de boa alimentação... Cuide-se, peça ajuda.