Muito se diz que não existe estudos que associem zolpidem a alzheimer, porém recentemente em Taiwan

2 respostas
Muito se diz que não existe estudos que associem zolpidem a alzheimer, porém recentemente em Taiwan saiu um estudo que faz justamente essa associação do uso de zolpidem por 180 dias no ano, ao risco de demência, qual a conclusão desse estudo, o zolpidem realmente oferece risco de alzheimer precoce em adultos jovens que usam a longo prazo?
Infelizmente sim, o zolpidem pode causa alzheimer precoce, por isso precisa ser administrado de forma correta e com acompanhamento medico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Vamos por etapas:
1- O fato de alguém fazer uso de um medicamente e desenvolver a Doença de Alzheimer, não assegura relação de causa e efeito.
2- Muitos dos pacientes propensos a desenvolverem doenças neurodegenerativas, Alzheimer e muitas outras, apresentam distúrbios variados no período pré-clínico, insônia é um dos mais frequentes, ansiedade, depressão, etc. Se o estudo não for muito bem feito quanto ao número de pacientes e duração do tratamento, assim como a escolha dos grupos de participantes que tem que ser o mais homogêneo possível, criam-se vieses que irão contaminar os resultados obtidos.
Portanto, para uma conclusão dessa ordem, seriam necessários entre 3 e 5 mil pacientes por cerca de 3 a 5 anos de duração, com rastreio de doença de Alzheimer desde o início, como a pesquisa do gen do alelo épsilon 4 da proteína beta amilóide, ou pesquisa das concentrações de Proteína Tau, fosfo-Tau, 42Beta amilóide, Pet Scan com glicose marcada etc, o que tornaria um estudo desse tipo extremamente caro e até impossível de ser elaborado. Portanto, nenhum estudo existente, geralmente com menos de uma centena de pacientes e com duração na maioria das vezes de 4 a 6 meses, tem capacidade para afirmar absolutamente nada em bases científicas com relação a causa e efeito entre drogas e doenças.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.