Mulher, 21 anos, fui abusada sexualmente quando criança, mais nunca contei a ninguém isso. Tenho um

8 respostas
Mulher, 21 anos, fui abusada sexualmente quando criança, mais nunca contei a ninguém isso. Tenho um namorado e quando tenho relações sexuais com ele sinto dor, e em algumas vezes choro, isso pode estar ligado ao q sofri no passado? Q tipo de psicólogo devo procurar?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
A avaliação do seu médico é fundamental para descartar patologias que podem gerar dor na relação sexual como doença inflamatória pélvica e endometriose.
Com certeza a avaliação psicológica é fundamental para o seu caso, já que a dor na relação pode estar relacionada com o seu antecedente de abuso sexual.
Em alguns casos a fisioterapia é necessária.
A sua vida sexual com certeza pode e vai melhorar. Não é o momento para você sentir dor e muito menos para chorar.
Procure seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.

Qualquer psicólogo capacitado pode te ajudar, seria legal investigar essa dor também pra poder descartar doenças e ai sim entender se ela tem fundo emocional ou não. E como foi dito acima, em alguns casos fisioterapia ajuda bastante. Fique tranquila pois isso tem solução e unindo todos esses tratamentos você se sentirá bem melhor a longo prazo
Primeiro procure um ginecologista pra investigar fatores orgânicos, mas independente disso, procure um psicologo/sexólogo. Pelo que você descreve, é possível que seja vaginismo, uma contratura involuntária no intróito vaginal que impossibilita a penetração, e quando ocorre, há uma dor quase insuportável. Essa disfunção sexual pode está relacionada a traumas psicológicos causados pelo abuso.
Concordo com os colegas acima, resumindo : existem dois tipos de médicos que você pode procurar o ginecologista e o psiquiatra e o atendimento multiprofissional que poderá ser um psicólogo especialista em sexualidade humana , ou outros tipos de especialidade como psicanalista ou psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental.
Estou de acordo com ambos acima. No momento entretanto, será melhor procurar um psicólogo ou um psicanalista. No caso de abuso, a sequela psicologica garanto, ser muitíssimo maior que a física. Posteriormente ou paralelamente a busca do médico é sempre significativa. Vale agora reduzir o tempo entre o pensar e o agir e buscar um profissional de sua confiança. Grande abraço.
Havendo histórico de abuso,manhã é importante o acompanhamento psicológico, porém se faz necessário se consultar com um médico ginecologista para que possa descartar problemas físicos que causem essa dor. Os psicólogos são capacitados para atender casos diversos, porém pode buscar alguém que trabalhe com sexologia.
Olá. Para ser rigoroso, identificar se há algum problema anatomo-fisiológico gerando ou contribuindo com as dores no ato sexual seria importante, pois de repende, seu lado emocional pode estar bem e algo de ordem fisica pode ter despertado preocupações e medos de algo adormecido sem que haja relação entre as duas coisas. Caso não haja nada de ordem física seria interessante visitar um psicólogo pois é muito comum que traumas como esse atrapalhem a vida da pessoa ao longo de todo seu desenvolvimento psicológico e social. A terapia pode ajudar e compreender melhor o problema e a revisa-lo numa tentativa de melhorar a sua qualidade de vida atual e futura.
...é possível que haja relação sim e um profissional psi poderá ajudar. no caso de psicanalistas, o processo se dará na investigação das causas do que acontece hoje.