Mulher, 21 anos, fui abusada sexualmente quando criança, mais nunca contei a ninguém isso. Tenho um

8 respostas
Mulher, 21 anos, fui abusada sexualmente quando criança, mais nunca contei a ninguém isso. Tenho um namorado e quando tenho relações sexuais com ele sinto dor, e em algumas vezes choro, isso pode estar ligado ao q sofri no passado? Q tipo de psicólogo devo procurar?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
A avaliação do seu médico é fundamental para descartar patologias que podem gerar dor na relação sexual como doença inflamatória pélvica e endometriose.
Com certeza a avaliação psicológica é fundamental para o seu caso, já que a dor na relação pode estar relacionada com o seu antecedente de abuso sexual.
Em alguns casos a fisioterapia é necessária.
A sua vida sexual com certeza pode e vai melhorar. Não é o momento para você sentir dor e muito menos para chorar.
Procure seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Qualquer psicólogo capacitado pode te ajudar, seria legal investigar essa dor também pra poder descartar doenças e ai sim entender se ela tem fundo emocional ou não. E como foi dito acima, em alguns casos fisioterapia ajuda bastante. Fique tranquila pois isso tem solução e unindo todos esses tratamentos você se sentirá bem melhor a longo prazo
Primeiro procure um ginecologista pra investigar fatores orgânicos, mas independente disso, procure um psicologo/sexólogo. Pelo que você descreve, é possível que seja vaginismo, uma contratura involuntária no intróito vaginal que impossibilita a penetração, e quando ocorre, há uma dor quase insuportável. Essa disfunção sexual pode está relacionada a traumas psicológicos causados pelo abuso.
Concordo com os colegas acima, resumindo : existem dois tipos de médicos que você pode procurar o ginecologista e o psiquiatra e o atendimento multiprofissional que poderá ser um psicólogo especialista em sexualidade humana , ou outros tipos de especialidade como psicanalista ou psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental.
Estou de acordo com ambos acima. No momento entretanto, será melhor procurar um psicólogo ou um psicanalista. No caso de abuso, a sequela psicologica garanto, ser muitíssimo maior que a física. Posteriormente ou paralelamente a busca do médico é sempre significativa. Vale agora reduzir o tempo entre o pensar e o agir e buscar um profissional de sua confiança. Grande abraço.
Havendo histórico de abuso,manhã é importante o acompanhamento psicológico, porém se faz necessário se consultar com um médico ginecologista para que possa descartar problemas físicos que causem essa dor. Os psicólogos são capacitados para atender casos diversos, porém pode buscar alguém que trabalhe com sexologia.
Olá. Para ser rigoroso, identificar se há algum problema anatomo-fisiológico gerando ou contribuindo com as dores no ato sexual seria importante, pois de repende, seu lado emocional pode estar bem e algo de ordem fisica pode ter despertado preocupações e medos de algo adormecido sem que haja relação entre as duas coisas. Caso não haja nada de ordem física seria interessante visitar um psicólogo pois é muito comum que traumas como esse atrapalhem a vida da pessoa ao longo de todo seu desenvolvimento psicológico e social. A terapia pode ajudar e compreender melhor o problema e a revisa-lo numa tentativa de melhorar a sua qualidade de vida atual e futura.
...é possível que haja relação sim e um profissional psi poderá ajudar. no caso de psicanalistas, o processo se dará na investigação das causas do que acontece hoje.

Especialistas

Jamile Karin

Jamile Karin

Psicanalista

São Paulo

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Psicólogo

Santos

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Sandra Marques

Sandra Marques

Psicopedagogo

Juiz de Fora

Felipe de Nadai

Felipe de Nadai

Psicanalista

Curitiba

Rogerio Carneiro

Rogerio Carneiro

Psicanalista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Violência sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.