n estou exatamente triste, mas tudo parece sem graça. Quando tenho tempo livre, fico inquieta, desco

4 respostas
n estou exatamente triste, mas tudo parece sem graça. Quando tenho tempo livre, fico inquieta, desconfortável, como se algo estivesse errado. Isso é só tédio ou tem algo por trás?
Dra. Ana Carolina Gomes Da Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Luís
A tristeza faz parte da vida assim quanto a alegria. No entanto, quando a tristeza demora mais a passar, é um alerta para que se busque um profissional que ajude a desvendar o que está por trás dela. Agende sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Danizia Aquino
Psicólogo, Psicanalista
Fortaleza
Tristeza e tédio são sentimentos que todos nós sentimentos, porém se sentir frequentemente assim ao ponto de atrapalhar sua vida pode esta relacionado à questões de saúde mental, por isso é necessário buscar ajuda de um profissional da área.
Olá! Primeiramente, agradeço por compartilhar sua dúvida, que toca em um ponto central de um mal-estar contemporâneo. A sua descrição de que tudo parece sem graça e a inquietude que surge no tempo livre é um relato muito potente sobre como lidamos com o silêncio e o vazio hoje em dia. Muitas vezes, vivemos em um ritmo tão acelerado e sempre muito ocupados, que quando as distrações externas diminuem, o nosso mundo interno começa a querer falar. Esse desconforto que você sente pode não ser apenas tédio, mas sim um sinal de que algo está tentando ser escutado. Podemos entender que o sintoma (essa inquietação) é uma forma de comunicação do inconsciente; é como se sua energia psíquica estivesse voltada para dentro, tentando dar conta de afetos ou pensamentos que ainda não foram nomeados.
O tédio passageiro é comum, mas quando ele vem acompanhado dessa sensação de que 'algo está errado' sempre que você para, vale a pena investigar. A psicoterapia oferece um espaço ético e seguro para que possa transformar esse vazio angustiante em palavras. O objetivo é que você possa entender o que essa inquietude está tentando te dizer e, gradualmente, retomar o sentido e a presença na sua própria história. Se já está se questionando se há algo por trás, permita-se escutar o que esse silêncio traz.
Nem sempre é tristeza; muitas vezes é empobrecimento de reforços no dia a dia.
Pela Análise do Comportamento, quando a rotina é muito baseada em obrigações, o tempo livre pode gerar inquietação, não prazer.
O desconforto indica dificuldade em entrar em contato com atividades que realmente reforçam, não apenas tédio.
A psicoterapia ajuda a identificar esses padrões e a construir experiências mais significativas no cotidiano.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.