Na bula diz que lexapro pode causar arritimia grave, tosade com risco de vida, é grande a chance de

3 respostas
Na bula diz que lexapro pode causar arritimia grave, tosade com risco de vida, é grande a chance de acontecer? Existe uma dose segura ? Quais sintomas tenque ficar atento e voltar ao medico? Alguem já teve isso?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
O Lexapro tem baixo risco de causar arritmias. Tende a ser um remédio bastante seguro, mesmo em idosos. Procure um cardiologista para você ficar mais seguro e faça um tratamento adequado para o quadro de ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fernando Meneguini
Psiquiatra
Jataí
O Lexapro está entre os medicamentos mais seguros para o tratamento da ansiedade.
Quando estamos ansiosos, frequentemente sentimos palpitações e falta de ar, sintomas muito semelhantes as doenças cardíacas. Para termos segurança em nosso tratamento é muito importante realizar uma avaliação cardiológica para descartar a possibilidade de uma arritmia, antes de concluirmos de se tratar de um caso exclusivo de ansiedade (lembre, é possível que as duas condições estejam presentes na mesma pessoa).
Após a investigação cardiológica adequada e devidamente descartada a possibilidade de uma arritmia, o tratamento da ansiedade torna-se muito mais seguro.
Ainda assim, sempre que os sintomas de palpitação e falta de ar se intensificarem ou durarem mais que 10 minutos, procure o Pronto Socorro por precaução.
Atenciosamente,
Fernando Meneguini
O lexapro tem como princípio ativo o oxalato de escitalopram, que é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina. É utilizado para diversos fins como tratamento de ansiedade e depressão, por exemplo.
Seu uso é interessante por ter perfil seguro, ser bem tolerado e de baixa interação medicamentosa.
Nos estudos, a dose de 10mg/dia não demonstrou efeitos colaterais maiores do que nas pessoas que utilizavam placebo.
Os efeitos colaterais mais comuns do medicamento são náusea, diarreia, insônia, boca seca e pode ocorrer também alteração de libido.
Estudos recentes demonstraram haver possibilidade do medicamento interferir na condução cardíaca e este fator estar diretamente relacionada a dose, principalmente em pacientes com risco cardíaco aumentado (idosos, pessoas sabidamente com arritmia e que já apresentaram infarto prévio). Não houve mudança na recomendação quanto dose máxima para adultos sadios - 20mg/dia. Para a população de risco a dose atual é de 10mg/dia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 861 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.