Na esquizofrenia a vozes na cabeça também se caracterizam como sintoma ou somente a voz auditiva?
3
respostas
Na esquizofrenia há vozes na cabeça que também se caracterizam como sintoma ou somente a voz auditiva?
As alucinações auditivas, na esquizofrenia podem ser vivenciadas tanto como estando dentro da cabeça como fora dela (se é isto o que você está chamando de "voz auditiva"). Mas, as alucinações (ou pseudoalucinações, segundo alguns autores) devem ser constatadas por psiquiatra, porque muitas vezes pessoas com transtornos ansiosos ou transtorno obsessivo-compulsivo descrevem pensamentos "como se" fossem vozes na cabeça e, num primeiro momento, pode não ficar claro. Além disto, alucinações auditivas podem ocorrer também em transtornos que não a esquizofrenia como, por exemplo, depressão e mania psicóticos e transtorno esquizoafetivo. Além disto, por vezes, as alucinações podem decorrer de lesões cerebrais ou do comprometimento do cérebro, indiretamente, por alguma doença em outra parte do corpo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na esquizofrenia pode ocorrer "alucinações intrapsíquicas", que seriam estas caracterizadas pelo paciente como se estivessem dentro de sua cabeça, não sendo um sintoma incomum.
Na esquizofrenia, os sintomas psicóticos podem incluir alucinações de diferentes modalidades, sendo a auditiva (ouvir vozes) a mais comum. Essas vozes muitas vezes são percebidas como externas ou internas (“na cabeça”), mas não se limitam apenas à voz auditiva; podem existir também alucinações visuais, táteis ou olfativas, embora menos frequentes.
É importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode avaliar adequadamente os sintomas, seu contexto e a melhor abordagem terapêutica.
É importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode avaliar adequadamente os sintomas, seu contexto e a melhor abordagem terapêutica.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.