Na noite de ontem minha filha teve um contato com um animal que voou dentro do quarto dela por volta

2 respostas
Na noite de ontem minha filha teve um contato com um animal que voou dentro do quarto dela por volta das 3 da manhã. Estava escuro e ela não conseguiu identificar, mas o animal caiu na cama ao lado dela e ela precisou bater nele pra afastar. Depois ele ficou se debatendo no quarto e sumiu. Ela acha que era um morcego, porque aqui em casa sempre tem, e eu já precisei tirar dois que entraram. Ela viu que aparentemente pelo contato também é importante tomar a vacina antirrábica, gostaria de saber como proceder?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Sim, o contato com morcego pode transmitir raiva. Leve sua filha para avaliação médica urgente e informe sobre o contato. Pode ser necessário iniciar a vacina antirrábica profilática.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Você fez muito bem em buscar orientação. Em casos como esse, **o ideal é sim considerar a vacina antirrábica**. Mesmo que sua filha **não tenha sido mordida ou arranhada visivelmente**, o simples contato com um morcego **enquanto dormia** pode representar risco, pois pode ter havido uma mordida pequena que ela não percebeu.

Morcegos podem transmitir o vírus da raiva mesmo sem sinais visíveis, e por isso **o protocolo de prevenção recomenda iniciar a vacinação antirrábica o quanto antes** em situações de contato próximo, especialmente se o animal não foi capturado para análise.

O correto agora é:

1. **Levar sua filha a uma unidade de saúde imediatamente** (posto de saúde ou pronto atendimento) para avaliação e início da vacinação preventiva.
2. Informar o que aconteceu, mesmo sem mordida confirmada.
3. **Não esperar o aparecimento de sintomas**, pois a raiva é uma doença grave e fatal, mas totalmente prevenível com a vacina.

Se tiver dúvidas ou quiser uma orientação mais personalizada, agende uma consulta comigo, **Dra. Jéssica Primitivo**. Vou acompanhar tudo com atenção e cuidado.

Especialistas

Camila Ohomoto de Morais

Camila Ohomoto de Morais

Infectologista pediátrico, Pediatra

São Paulo

Agendar uma visita
Jheny Mary Amurrio Mejia

Jheny Mary Amurrio Mejia

Pediatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Orientação em vacinação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.