na sua opinião por que os jovens buscão experimentar a maconha? sera que tem algo a ver com a sua criação

9 respostas
na sua opinião por que os jovens buscão experimentar a maconha? sera que tem algo a ver com a sua criação ou é só a influencia dos grupos sociais?
Complemento ainda colocando que o uso de substancias esta ligado a um fator bio+psico+social , ou seja os fatores variam de pessoa para pessoa , mas o contexto geral que tem que ser levado em conta e não apenas uma extremidade.

Veja quantas respostas para o mesmo tema e nenhuma resposta exclui a outra. Portanto, concluímos que não há como optar por uma resposta padrão. Mas é fato que o mais importante não é saber, no primeiro momento, qual o motivo que leva o jovem a usar mas usando como está sendo esse uso. Se ocorre de forma a conferir perigo, risco para o desenvolvimento de uma dependência e uma busca por outras drogas mais pesadas. Estatisticamente o usuário de maconha ocasional não desenvolve maior comprometimento nem com nenhuma outra droga. A sociedade tem se preocupado muito com a maconha (e é válido) mas deixa de reconhecer o que o álcool e o tabaco tem promovido em forma de danos de saúde e social devido seu uso culturalmente aceito. Seja como for estamos falando de um problema psíquico que é a compulsão e este problema pode estar escamoteando outros mais complexos. Sempre é indicativo de buscar avaliação.
Espero ter ajudado. :)
Olá!
O uso de drogas não é apenas movimentado pelo ambiente social.
O uso de drogas precisa ser pensado como uma maneira rápida e inadequada de fuga. A fuga que me refiro são os enfrentamentos de dificuldades diárias ou mesmo a dificuldade de reconhecer suas dificuldades.

Espero ter ajudado!
Gisele - Psicóloga da Infância e Adolescência
A pergunta se inscreve no quadro do milenar fenômeno do consumo de drogas, quaisquer drogas. Inicialmente, na história dos tempos, as plantas, com propriedades "mágicas" descobertas por feiticeiros e xamãs, tinham o segredo de seu cultivo e colheita "ciumentamente" guardadas e escondidas pelas mais diferentes formas de organização social então existentes.
Em decorrência disso, com o passar do tempo, as mais diferentes épocas e locais, e com o desenvolvimento científico, as culturas e legislações sempre representaram e ainda representam os costumes do momento, sendo elas, mais ou menos repressivas. O que se passa atualmente, levando-se em conta apenas mecanismos de ação fármaco ou toxicológicos e a maior ou menos capacidade de induzir dependência das drogas e, tomando-se a maconha como referência. A maioria dos jovens -e menos jovens também, alguns por racionalizações secundárias passam a utilizá-la, tendo o fenômeno grupal servindo de forte influência no desafio àq proibição.
É comum adolescentes quererem viver a transgressão. Faz parte do afastamento da relação de criança com o núcleo familiar. O consumo da maconha parece servir a este propósito, e o apoio da fratria parece ser importante para concretizar essa transgressão. Mas não podemos confundir o experimento da maconha, com a dependência ou mesmo abuso contumaz de alguma droga. Aí seria algo que necessitaria do apoio de profissionais de saúde.
O uso de drogas está relacionado à diversos fatores. Existem algumas personalidades que são mais propensas a realizar o uso. O ideal é entender o que melhor se aplica ao contexto da sua dúvida. Fique a vontade para falarmos! Grande abraço
Pode ser Bio Psico e social.
A questão que cada um tem a sua história e os motivos podem ser muitos, como para ser aceito em um grupo o individuo acaba fumando já que todos fumam. Pode ter influencia dentro de casa se algum familiar fumar constantemente, pois o individuo passa encarar essa situação como algo normal. Tem também a questão da curiosidade. Enfim é algo muito subjetivo. Cada ser humano é único.
Olá. Os jovens sempre desejam encontrar experiências novas em busca de emoções mais fortes. Cada vez mais cedo esse desejo tem levado adolescentes ao encontro da maconha e do álcool. A educação familiar conta muito, é verdade, mas a influência do grupo também, principalmente nessa fase da vida. Os adultos costumam esquecer essa fase da vida e deixam de se colocar no lugar daqueles que eles foram um dia. É bom buscar a compreensão por meio da aproximação respeitosa e atenta; ver qual q necessidade desse adolescente ou desse jovem. Com certeza o diálogo foi enfraquecido por alguma(s) atitude(s) de afastamento originada por uma das partes. É sempre bom que olhemos nossa parcela na situação. Boa sorte!
Olá.
O uso da maconha pode está associado a diversos fatores, pode ter origem biológica, social e psicológica.
Cada ser humano é individual, tem a sua história de vida, e o uso da substância não tem um fator padrão.
A motivação é individual, sobre tudo, como somos seres sociáveis, podemos dizer que o contexto influencia.
Abraços!