Não aguento mais.. Meu esposo não aceita ajuda médica p parar de beber esta destruindo nossa família e está c a saúde debilitada o que faço ja que está perdendo tudo o que tem e só resta eu e os filhos dele p ajudar? Sem contar que tudo que ganha vai p bebida?
BOM DIA!
Procure um atendimento no CAPS AD mais próximo do seu endereço para você, os profissionais saberão lhe orientar como lidar com essa situação avaliando até a possibilidade da internação compulsória para seu esposo,ou o hospital da HUCAM se você tem em sua cidade. Porém você deve procurar ajuda psicológica também.

 Mayra Kruse de Morais
Mayra Kruse de Morais
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Olá. É mesmo muito difícil ajudar uma pessoa que não quer ser ajudada. Imagino o quanto você deve se angustiar ao vê-lo assim, e também imagino o quanto as atitudes dele devem estar prejudicando a família. Talvez nesse momento seja interessante você buscar um acompanhamento psicológico para você mesma, para se fortalecer, buscar saídas, conversar com alguém neutro para tentar encontrar soluções e até mesmo ter um espaço para desabafar e aliviar o peso de toda essa situação. Boa Sorte!

 Caroline Almeida Rivas
Caroline Almeida Rivas
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Você pode pedir ajuda para a UBS mais próxima da sua residência e se eles entenderem que há necessidade, irá solicitar o suporte da equipe do CAPS álcool e drogas.
São profissionais especializados em dependência química e poderão possibilitar o cuidado do seu esposo.
(Isso seria na saúde pública).

Outra medida, seria verificar a possibilidade de eles se internar em clinica de reabilitação.

De qualquer maneira, independente de ele seguir ou não o acompanhamento, o que está demonstrando é que há muito sofrimento envolvido (principalmente sobre você). Ajuda e acompanhamento psicológico para os familiares de dependentes químicos são muito importantes pois podem possibilitar que lidem melhor com as dificuldades que essa situação e tantas outras podem gerar.

Estou a disposição.
Att,
Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)

As terapias de grupo dão um suporte profícuo com relação ao alcoolismo. Procure o CEREA ou AA. Essas instituições dão suporte tanto pra pessoa em tratamento quanto pra familia. Na terapia individual sugiro que pesquises sobre a abordagem EMDR e a terapia brainspotting.

Você diz que ele não aceita ajuda, talvez você buscando possa com a sua terapia ajuda-lo. Os familiares de dependentes quimicos tb precisam de ajuda.
Para ser ajudado o usuario tem que aceitar a ajuda.

 Esther Vieira
Esther Vieira
Psicólogo
Niterói
Na minha cidade tem um grupo chamado Alanon q reúne co.dependentes tem ajudado muito a pacientes,para que saibam lidar com o alcoolista.

Dra. Lúcia Helena Pinho Silveira
Dra. Lúcia Helena Pinho Silveira
Psicólogo
Belo Horizonte
Neste momento acredito que a melhor forma de ajudá-lo é ajudando a si mesmo, buscando uma forma de se fortalecer emocionalmente. Estatisticamente hoje o AA é a associação que melhor ontem êxito na possibilidade de uma recuperação. Dependendo do nível em que a coisa se encontra será necessário uma internação para ele possa se lidar melhor com a abstinência e fortalecer o seu lado emocional compreendendo que esta doença é grave, destrói famílias e abala a saúde.

 Márcia Regina Wagner Irion
Márcia Regina Wagner Irion
Psicólogo
Dourados
Sou especialista sistêmica onde a ideia é entender que o comportamento alcoolista de alguma forma é reforçado dentro do sistema familiar. Isto quer dizer que ele não querendo ajuda, você, como codependente, precisa de ajuda para restabelecer a dinâmica da família que acaba vivendo em torno da dependência. Você ficando forte, torna seus filhos fortes . Assim, pode movimentar a família impossibilitando seu marido de permanecer no mesmo lugar de doente, dependente e passivo. É um caminho trabalhoso , mas possível dentro da terapia de família. O CAPS AD é outra alternativa. Possuem grupos de terapia para familiares de dependentes. Boa sorte!

Especialistas em Alcoolismo

Valeria Pereira Silva

Valeria Pereira Silva

Psiquiatra

Florianópolis

Leonardo De Souza Lima Ventura

Leonardo De Souza Lima Ventura

Psiquiatra

Brasília

Luíza Pinheiro

Luíza Pinheiro

Psiquiatra

Juazeiro Do Norte

Kellen Arrais Gualtier

Kellen Arrais Gualtier

Psiquiatra

Goiânia

Cintia Tanaka

Cintia Tanaka

Psiquiatra

Rio de Janeiro

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Médico clínico geral

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 56 perguntas sobre Alcoolismo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.