Não sei como contar para minha terapeuta que me identifico como trans. Há meses tendo falar para ela

15 respostas
Não sei como contar para minha terapeuta que me identifico como trans. Há meses tendo falar para ela, pois acredito que levar isso para terapia possa me ajudar a futuramente me assumir para minha família e iniciar a transição, porém nunca encontro coragem.
Compartilhar sobre sua identidade de gênero com sua terapeuta pode ser uma etapa importante no seu processo de autodescoberta e aceitação. Mas é normal sentir ansiedade ou medo de compartilhar algo tão pessoal e íntimo, especialmente se você ainda não se assumiu para outras pessoas importantes em sua vida, como sua família. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a coragem de conversar sobre sua identidade de gênero com sua terapeuta:
Lembre-se de que sua terapeuta é uma profissional de saúde mental e está lá para te ajudar: Terapeutas são treinados para serem compassivos, imparciais e acolhedores em relação à diversidade de identidades e experiências. Eles estão lá para apoiar você em sua jornada de autoconhecimento e aceitação, incluindo sua identidade de gênero. Lembre-se de que a terapia é um espaço seguro e confidencial onde você pode compartilhar seus sentimentos e preocupações.
Escreva suas emoções e pensamentos antes da sessão: Escrever suas emoções e pensamentos em um diário ou em uma carta pode te ajudar a organizar suas ideias e expressar-se de forma mais clara durante a sessão com sua terapeuta. Você pode levar suas anotações com você para a sessão e usá-las como um ponto de partida para discutir sua identidade de gênero.
Vá no seu próprio ritmo: Não se sinta pressionado a compartilhar tudo de uma só vez. Você pode começar compartilhando seus sentimentos sobre sua identidade de gênero de forma gradual, quando se sentir confortável. Sua terapeuta estará lá para te apoiar e respeitar seu ritmo.
Lembre-se de que é normal sentir medo ou ansiedade: É compreensível que você possa sentir medo ou ansiedade ao compartilhar sua identidade de gênero com sua terapeuta. Reconheça e aceite esses sentimentos como normais, e lembre-se de que a terapia é um espaço seguro para explorar e expressar sua identidade de gênero sem julgamento.
Tenha confiança na sua terapeuta: Se você escolheu sua terapeuta com cuidado, confie na relação terapêutica e na capacidade dela em te apoiar. A terapia pode ser um espaço empoderador para você explorar sua identidade de gênero e obter o apoio emocional necessário.
Lembrando que o momento certo para compartilhar sobre sua identidade de gênero é pessoal e único para cada pessoa. Não se sinta pressionado a fazer isso antes de se sentir pronto. Você merece ser respeitado e apoiado em sua jornada de autodescoberta e aceitação. Quando se sentir preparado, você pode começar a conversa com sua terapeuta, sabendo que ela está lá para te apoiar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120

A relação paciente/terapeuta deve ser construída com muita confiança, você não será julgado em nenhuma circunstancia, pois o código de ética profissional o protege desse tipo de comportamento indesejado por parte do profissional, confie e deixe fluir essa relação de confiança e acolhimento, mas caso ainda tenha dificuldade, recomendo procurar outro profissional. Fico a disposição caso queira mais informações sobre o assunto.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia voltada para a população lgbtqiapn+ - R$ 200
É compreensível esse receio em conversar sobre isso, pois talvez seja a primeira vez em que você verbalize, além de tudo aquilo que mobiliza em você. Sendo esse o caso ou não, pense no que tem te impedido de falar. Lembre-se que na psicoterapia cabe sua voz, seu silêncio, aquilo que você não sabe como ser dito, aquilo que ainda é confuso e difícil de dizer. Não há julgamentos ou valores morais, há liberdade para ser.
Paciência. Se a sua terapia tem algum valor, o momento vai chegar para você sentir a coragem suficiente. O assunto é importante para a sua vida e não deve ser precipitado de alguma forma.
Olá! Entendo que contar à sua terapeuta sobre sua identidade de gênero pode ser uma experiência desafiadora e que requer coragem. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-l@ a abordar esse assunto com sua terapeuta:

Lembre-se de que sua terapeuta está lá para apoiá-l@: É importante ter em mente que sua terapeuta é um profissional de saúde mental treinado para ouvir e apoiar seus pacientes. Ela está lá para ajudá-l@ em sua jornada, incluindo questões relacionadas à identidade de gênero.

Escolha o momento certo: Escolha um momento em que você se sinta confortável e segur@ para compartilhar sua identidade de gênero com sua terapeuta. Pode ser durante uma sessão de terapia, quando você se sentir pronto e confiante para abordar o assunto.

Seja honest@ e abert@: Seja sincer@ e abert@ sobre seus sentimentos, experiências e desejos em relação à sua identidade de gênero. Compartilhe suas preocupações e expectativas em relação à terapia e como você acredita que isso pode ajudá-lo em sua jornada de autodescoberta e aceitação.

Prepare-se para possíveis reações: Esteja preparado para diferentes reações por parte da sua terapeuta. Isso pode variar de apoio e compreensão a perguntas adicionais para entender melhor sua experiência. Lembre-se de que sua terapeuta pode precisar de mais informações para melhor apoiá-l@.

Lembre-se de que você está no controle: Você é quem decide quando e como compartilhar sua identidade de gênero. É importante lembrar que você está no controle do processo e pode definir os limites e o ritmo que são confortáveis para você.

Considere escrever uma carta ou enviar uma mensagem: Se falar pessoalmente com sua terapeuta sobre sua identidade de gênero parecer difícil, considere escrever uma carta ou enviar uma mensagem explicando seus sentimentos. Isso pode ajudar a expressar-se de forma mais clara e organizada.

Lembrando que sua terapeuta é uma profissional de saúde mental e está sujeita a sigilo profissional, o que significa que suas informações pessoais são confidenciais. Compartilhar sua identidade de gênero pode ser um passo importante para a autenticidade e o autocuidado. Espero que essas dicas possam ser úteis para você abordar esse assunto com sua terapeuta e que você receba o apoio necessário em sua jornada de autodescoberta e aceitação.
Um forte abraço!
Olá! É perfeitamente compreensível sentir certo receio, especialmente se ainda é um tópico que você não teve oportunidades de compartilhar com muitas outras pessoas. Ao mesmo tempo, é importante olhar com atenção e carinho como falar sobre isso é significativo para a sua identidade e como manter um silêncio na relação terapêutica pode estar te privando de um maior apoio e autoconhecimento, coisas que talvez sejam valiosas para você neste momento. Lembre-se que faz parte da ética do psicólogo respeitar e não estigmatizar a identidade do seu paciente, primando pela sua saúde mental. É impossível garantir qual será a reação da sua psicóloga, mas vale a pena perceber que se expressando você vai pelo menos estar se aproximando das suas necessidades atuais, que parecem envolver encontrar um amparo para este momento. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!

No seu momento, vai ajudar muito. A coragem vem com o tempo e a confiança.
Olá!
Lembra que o espaço terapêutico deve ser um lugar seguro, sua terapeuta não está lá pra te julgar e não vai "achar" nada... O papel do Psicólogo é acolher.. você não precisa exatamente de coragem, você precisa se sentir confortável e isso vem com o tempo... Não se cobre como se estivesse em divida, precisando assumir alguma coisa pra ela, mas lembre-se que o processo terapêutico passa também por você!

Quando conseguir falar, provavelmente vai ter a sensação de que poderia ter se libertado muito antes!

(Obs: se você sente que não é um lugar seguro e que vai haver julgamento, este lugar não é um espaço terapêutico)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Um dos pilares para a psicoterapia é a liberdade e a privacidade do paciente em relação às suas histórias e vivências, por isso é importante que você se sinta à vontade para falar de seus sentimentos sem julgamentos. Contudo, é normal que o medo compareça.
Saiba que seu processo é único e pessoal e leva tempo, e não é o tempo do relógio, cronológico. Espero que consiga respeitar seu tempo e também sua vontade de compartilhar isso, que é tão importante! Só não esquece que sua terapeuta está lá para ajudá-lo e apoiá-lo em sua jornada pessoal e emocional. Um forte abraço!
É compreensível sentir essa dificuldade, mas, não se sinta pressionado, respeite seu tempo! O papel da terapeuta é ajudá-lo em sua jornada de autoconhecimento respeitando suas dores e seu sofrimento.
A relação terapêutica depende de fatores importantes, tanto pra você quanto para terapeuta. Porém, precisa de tempo e talvez seu momento esteja maturando e no caminho para se abrir com sua terapeuta, ou não. Não se cobre muito, respeite seu tempo e vai abrindo os espaços aos poucos, quando sentir segurança.
Olá, tudo bem?
É muito importante que no espaço terapêutico se estabeleça uma relação de confiança e vínculo. Certamente, seu terapeuta poderá te ajudar com mais eficiência de você conseguir ser o mais transparente possível. Lembre-se: na terapia não há espaço para julgamentos!
Boa sorte.
Fazer terapia, análise não é um processo fácil mesmo. É difícil falar de questões íntimas com uma pessoa que não se conhece, é preciso um tempo para que se defina uma relação de confiança e a transferência possa se estabelecer. E aí, poderíamos pensar que talvez seja uma questão de tempo.
Mas, se isso não faz sentido para você e percebe que a dificuldade de falar com a sua terapeuta sobre sua identidade de gênero está em algum receio de julgamentos por parte dela, converse sobre esse desconforto com ela. É importante que você se sinta à vontade para falar com sua terapeuta sobre qualquer questão.
Contudo, se identifica que mexer nessas questões te demandaria um intenso trabalho psíquico e percebe que ainda não teria condições para lidar com os desdobramentos disso, é importante que se escute e respeite o seu tempo.
Olá!
É importante pensar por que você sente esse receio, já que os profissionais psis precisam passar a confiança suficiente para os clientes se abrirem a respeito do que pensam e sentem.
Num bom profissional, sem dúvida, você pode confiar.
Boa sorte!
Olá tudo bem? Uma das questões mais importantes se não a primordial para o sucesso de uma psicoterapia é a confiança o que chamamos de relação terapêutica, que ocorre entre paciente e psicólogo. Esta confiança permite que o paciente possa se abrir, sem julgamentos, com acolhimento e completa aceitação, para assim expor suas questões de forma a buscar seu autoconhecimento, portanto seu desenvolvimento como ser humano.
A sensibilidade do profissional, bem como conhecimentos sobre identificação de gênero, sexualidade, políticas públicas é decisiva até mesmo para promover saúde psíquica para o paciente, que além dos seus conflitos pessoais, precisa estar pronto para lidar com a possível transfobia em suas relações familiares, acadêmicas e profissionais. Estou à disposição para dar maiores informações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!