Não sei se exatamente tenho um problema mental e se devo procurar um especialista mas sinto que algo

22 respostas
Não sei se exatamente tenho um problema mental e se devo procurar um especialista mas sinto que algo está errado. Pelo o que eu sinto e eu li na internet, parece que eu tenho transtorno de personalidade borderline. Que tipo de especialista eu devo procurar (psicologo ou psquiatra?)
Olá! Seria importante que você procurasse ambos os profissionais para ajudá-lo com esse processo diagnóstico.

O tratamento dos transtornos psiquiátricos são potencializados com o processo psicoterapêutico.

Fico a sua disposição, caso precise de mais informações.

Prezada(o),
Não se preocupe tanto com o diagnóstico. Preocupe-se em sentir-se bem. Nós psiquiatras somos treinados para formalizar diagósticos e procurar tratamentos medicamentosos para eles. No entanto, isso pode ter consequências desastrosas. Presenciamos uma epidemia de uso indiscriminado de antidepressivos, que têm sérios efeitos adversos, tanto físicos quanto comportamentais. Pessoas com traços "border" tendem a ficar ainda mais impulsivas e irridatas com essas medicações.
Procure resolver suas questões com a psicologia e evite medicamentos.
Atenciosamente.
Olá
Vc precisa de avaliação médica psiquiatra e a posteriori um tratrabalho de psicoterapia com psicólogo.
Att
Ana Nunes
Conforme já exposto pelos colegas, oriento que procures ambos os profissionais: o psiquiatra avaliará a necessidade ou não de medicação para controle dos sintomas, bem como tempo de tratamento, efeitos adversos, entre outros, e o psicólogo auxiliará na identificação dos sintomas (causas, situações que disparam, pensamentos,emoções e comportamentos que te prejudicam, etc), propiciando maior autoconhecimento e melhorando as formas de lidar com os sintomas.
Olá!
Sugiro que num primeiro momento busque ajuda psicológica, após uma avaliação ele poderá te encaminhar ao psiquiatra, caso necessário.
Estou a disposição!
Olá! Cuidado com as informações que são lidas na internet. Acho que é importante você procurar um psicólogo pelo simples fato de você sentir que existe algo de errado com você. Se for necessário um acompanhamento também psiquiátrico esse profissional poderá te encaminhar. Esses dois profissionais poderão te oferecer escuta e acolhimento e, a médio e longo prazo, chegar ou não a um diagnóstico. Procure pelo seu bem estar. Boa sorte!
Seria interessante procurar um profissional, psicólogo ou psiquiatra, para um fechamento exato de um diagnóstico. Caso seja confirmado algum, iniciará um tratamento adequado para que sua demanda seja atendida.
Você precisa, a princípio de uma diagnóstico correto e preciso, então sugiro a você que procure qualquer profissional da sua confiança, psiquiatra ou psicólogo que este saberá diagnosticá-lo, tratá-lo e indicá-lo para outro profissional, se necessário, quando for o momento correto e desta forma, seja lá oque você tiver, estará sendo assistido e amparado corretamente
Pelo simples fato de sentires que "algo está errado" contigo sugiro que marques um horário com um psicólogo ou psicóloga de tua confiança. Ele vai identificar a necessidade de indicar psiquiatra e tirar suas dúvidas. Evite procurar na internet, há muitas informações distorcidas, além do mais, o mais importante é seu bem estar. O diagnóstico pode gerar um rótulo que só serve para interferir negativamente.

Abraço!
Você não deve se deter com informações da internet. O transtorno borderline é uma categoria clínica e a identificação à partir de alguns dados ou perguntas na internet não diagnostica com precisão. Portanto você pode procurar um psicólogo ou psiquiatra. O mais importante do relato é quando você diz que sente que algo está errado. Isso é o mais importante.
Olá!! Procure os dois profissionais... eles irão avaliar o seu quadro...não importa a ordem. O psicólogo irá te auxiliar a entender suas questões psicologicas, fazer uma avaliação e iniciar o tratamento psicoterapeutico. Já o Psiquiatra irá entrará com medicação para amenizar os sintomas. São duas especialidades extremamente necessárias para um tratamento.
Vale lembrar
Olá, os dois profissionais, mas tenha cuidado com o auto diagnóstico.
Forte abraço.
É muito importante você validar o que está sentindo, ou seja de que algo não está bem com você!
O seu corpo falando com você!
Nesse primeiro momento não se prenda a diagnósticos e sim de buscar ajuda. Procure um psicólogo e este pode estar sim sugerindo uma avaliação psiquiátrica. Muitas vezes os comportamentos camuflam o que é de difícil de ser visto, ou de fazer contato. A ajuda psicológica irá lhe ajudar a se acompanhar e dar nomes corretos pelo que se passa com você.
Reflita
Maria Consolata Pappacena
Deve procurar ambos profissionais para avaliação. Indico Psicologo cognitivo comportamental.
Olá... seria realmente bom buscar ambos, mas sempre gosto de disser que o psicólogo bem preparado ajuda a ser melhor atendido pelo psiquiatra... assim faço e tem sido proveitoso.
olá, é preciso um contato com um profissional da área do comportamento. Hoje se trabalhar com um olhar multidisciplinar. Procure um psicanalista...depois você mesmo irá decidir se necessita ou não de mais uma ajuda.
Cuide-se, não protele. Invista em você mesmo fazendo uma boa terapia. E tenha um feliz Ano Novo.Abraço
Olá!
É de extrema importância que você procure um Psiquiatra e um Psicólogo para que seja feita uma avaliação adequada do seu quadro clínico. Cuidado com as informações obtidas na internet. Procure um profissional! Coloco-me a disposição! Abraços! Psicóloga Táila Menegate.
As duas profissoes tem contribuicoes. O psiquiatra se especializou em remedios e o psicologo dedicado a psicoteraoia em solucoes do que esta gerando a doenca Exemplo: o que esta gerando os conflitos, o stress, a ansiedade exagerada. Um famoso psiquiatra disse em sua palestra que remedios nao curam conflitos. Existe tratamento e existe cura. Busque. Com fe. Com acao.
Seria interessante você procurar ambos, o caminho para o tratamento é ter os profissionais alinhados. E mais importante do que um rótulo de transtorno é qual o melhor tratamento a ser seguido e o mais adequado você.
Olá. Procure um psiquiatra para diagnóstico e um psicólogo com experiência no transtorno de personalidade borderline para acompanhamento psicológico.
Olá! Quando temos uma relação significativa para nós e a perdemos por alguma razão é natural que sintamos tristeza e precisemos reorganizar nosso interior rente a essa perda. Porém, muitas vezes esse processo desencadeia muitos sentimentos difíceis e pesados para se carregar sozinha. Nesses casos a ajuda de um profissional psicólogo é de muita valia, tanto para elaboração do luto dessa perda, como para cuidar dos aspectos emocionais que acabam sendo levantados diante dessa situação.

Se você está sentindo dificuldade de passar por esse momento, não tenha medo de pedir ajuda. Procurar um psicólogo não é sinal de fraqueza, mas de coragem pelo reconhecimento de que é necessário ter essa ajuda.

Espero ter ajudado e fico a disposição.
Forte abraço.
Olá, acredito que não deva focar tanto na questão de ter ou não um diagnóstico nesse momento, mas sim no que está sentindo. E, se em sua avaliação, existe um incômodo emocional persistente e intenso, esse já é motivo suficiente para que busque um profissional, independente de ter transtorno borderline ou não.
Minha orientação é que procure um psicólogo para que procure entender melhor o que se passa e, também te auxiliar na compreensão se existe ou não uma necessidade imediata de uma avaliação com um psiquiatra.
Se assim for, e você não tiver um psiquiatra de sua referência, o próprio psicólogo pode te indicar algum de sua confiança.