Neoplasia mucinosa apendicular de grau um, qual otratamento? Fui diagnosticado, após cirurgia pra re

1 respostas
Neoplasia mucinosa apendicular de grau um, qual otratamento? Fui diagnosticado, após cirurgia pra retirada do apêndice. O cirurgião suspeita que tenha ido para o peritônio, mas deu negativo na imunostoquimia.
Olá! A neoplasia mucinosa do apêndice pode se disseminar no peritônio e o tratamento padrão-ouro é a cirurgia citorredutora com quimioterapia hipertérmica intra-peritonial, com grandes chances de cura!

A via de disseminação peritonial ocorre quando o tumor primário atravessa a parede do órgão causando a disseminação de células neoplásicas dentro da cavidade peritoneal. Pode também ser causado após uma intervenção cirúrgica sem princípios oncológicos em situações de urgência. O processo inflamatório cicatricial com a neovascularização pode estimular a proliferação desses nichos de células tumorais, causando nódulos neoplásicos peritoneais em quantidade variável, caracterizando a carcinomatose peritoneal. Outra entidade conhecida é o pseudomixoma peritoneal, que se origina pelo acúmulo de mucina produzida por tumores bem diferenciados do apêndice, e pode conter células neoplásicas viáveis, mas nem sempre são detectadas no líquido colhido.
Já foi demonstrado cientificamente que a quimioterapia endovenosa oferece apenas um tratamento paliativo, possibilitando resposta parcial da doença, com altos índices de recorrência e mortalidade devido ao câncer.

Essas informações nos permitem concluir que, para o tratamento eficaz destas neoplasias é necessária uma abordagem oncológica locorregional específica, com remoção completa de toda a munia e os implantes peritoneais visíveis macroscopicamente (procedimento conhecido popularmente como “peritoniectomia” ou cirurgia citorredutora, que na maioria das vezes exige ressecção de parte dos órgãos envolvidos para que obtenhamos a radicalidade oncológica), seguido de perfusão local com quimioterápicos aquecido a 42ºC por uma máquina de perfusão, objetivando exterminar as células neoplásicas remanescentes.
Neste contexto, não se exclui a indicação da quimioterapia endovenosa adjuvante (posterior) quando necessária. Vários centros oncológicos mundiais vêm realizando esse procedimento com sucesso e bons resultados oncológicos, principalmente no que tange a qualidade-de-vida, sobrevida livre de doença e sobrevida global.

Sugiro procurar um Cirurgião Oncológico!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Gustavo Bueno Rosetti Bernabe

Gustavo Bueno Rosetti Bernabe

Cirurgião oncológico

Guaranta Do Norte

Anderson Neves

Anderson Neves

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Currais Novos

Pedro Augusto Rossatto

Pedro Augusto Rossatto

Cirurgião oncológico

Londrina

Otávio Augusto Vendas Tanus

Otávio Augusto Vendas Tanus

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Campo Grande

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Bruno Eugenio Canhetti Mondin

Gastroenterologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Neoplasias Do Apêndice
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.