Neoplasia mucinosa apendicular de grau um, qual otratamento? Fui diagnosticado, após cirurgia pra re

1 respostas
Neoplasia mucinosa apendicular de grau um, qual otratamento? Fui diagnosticado, após cirurgia pra retirada do apêndice. O cirurgião suspeita que tenha ido para o peritônio, mas deu negativo na imunostoquimia.
Olá! A neoplasia mucinosa do apêndice pode se disseminar no peritônio e o tratamento padrão-ouro é a cirurgia citorredutora com quimioterapia hipertérmica intra-peritonial, com grandes chances de cura!

A via de disseminação peritonial ocorre quando o tumor primário atravessa a parede do órgão causando a disseminação de células neoplásicas dentro da cavidade peritoneal. Pode também ser causado após uma intervenção cirúrgica sem princípios oncológicos em situações de urgência. O processo inflamatório cicatricial com a neovascularização pode estimular a proliferação desses nichos de células tumorais, causando nódulos neoplásicos peritoneais em quantidade variável, caracterizando a carcinomatose peritoneal. Outra entidade conhecida é o pseudomixoma peritoneal, que se origina pelo acúmulo de mucina produzida por tumores bem diferenciados do apêndice, e pode conter células neoplásicas viáveis, mas nem sempre são detectadas no líquido colhido.
Já foi demonstrado cientificamente que a quimioterapia endovenosa oferece apenas um tratamento paliativo, possibilitando resposta parcial da doença, com altos índices de recorrência e mortalidade devido ao câncer.

Essas informações nos permitem concluir que, para o tratamento eficaz destas neoplasias é necessária uma abordagem oncológica locorregional específica, com remoção completa de toda a munia e os implantes peritoneais visíveis macroscopicamente (procedimento conhecido popularmente como “peritoniectomia” ou cirurgia citorredutora, que na maioria das vezes exige ressecção de parte dos órgãos envolvidos para que obtenhamos a radicalidade oncológica), seguido de perfusão local com quimioterápicos aquecido a 42ºC por uma máquina de perfusão, objetivando exterminar as células neoplásicas remanescentes.
Neste contexto, não se exclui a indicação da quimioterapia endovenosa adjuvante (posterior) quando necessária. Vários centros oncológicos mundiais vêm realizando esse procedimento com sucesso e bons resultados oncológicos, principalmente no que tange a qualidade-de-vida, sobrevida livre de doença e sobrevida global.

Sugiro procurar um Cirurgião Oncológico!