No caso de cancer de mama, quando o tratamento indicado é o de quimioterapia isso quer dizer que o cancer

4 respostas
No caso de cancer de mama, quando o tratamento indicado é o de quimioterapia isso quer dizer que o cancer estava avançado?
Dr. Wellington Martins de Souza
Mastologista
Goiânia
Olá. O tratamento de quimioterapia para câncer de mama pode ser indicado em duas situações: antes ou depois da cirurgia. Antes da cirurgia é chamada de quimioterapia neoadjuvante e indicada para tumores maiores, visando reduzir o tamanho do tumor de modo que ele possa ser retirado em uma cirurgia menos extensa. Já quando a quimioterapia é realizada após a cirurgia é denominada quimioterapia adjuvante e objetiva tratar células tumorais remanescentes. E o mais importante: cada caso deve ser individualizado para que possamos definir qual a melhor estratégia para o tratamento, se precisará de quimio ou não, se será antes ou depois da cirurgia. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Millen
Mastologista
Rio de Janeiro
Ola
A indicação de quimioterapia (QT) depende não só do tamanho e das características do tumor, mas tambem do paciente. Pacientes idosas se beneficiam menos do que pacientes jovens.
O tipo molecular do tumor interfere diretamente na decisão sobre Qt. Por exemplo, tumores conhecidos como triplo negativos e Her 2+, tem indicação de QT na maioria dos casos iniciais. (> 0.5cm)
Os tumores luminária ( que tenham receptores de estrogênio e progesterona) nos casos iniciais, podem não ser candidatos a QT. Hoje disponibiliza-se testes moleculares para decisão. No Brasil dispõe-se so Oncotype e mammaprint para esta decisão.
De fato, todos os fatores devem ser individualizadas e a decisão deve ser feita de forma multidisciplinar com as equipes de mastologia e oncologia.
Dra. Camila Bonfietti
Ginecologista, Mastologista
São Paulo
Olá, boa tarde!! Nem sempre...os critérios que utilizamos para indicação de quimioterapia são um pouco mais abrangentes. Avaliamos por exemplo idade e comorbidades da paciente, subtipo molecular da doença (para sabermos se será uma boa "respondendora" à quimioterapia) e também estadiamento ( o quão avançada está a doença).
Muito provavelmente, toda paciente com câncer de mama avançado será beneficiada de quimioterapia, mas nem toda quimioterapia será indicada somente se a doença estiver avançada.
O que move nossa decisão é sempre o benefício que a paciente pode obter com o tratamento a curto, médio e longo prazo (objetivando o maior tempo livre de recidivas e de controle local /sistêmico).
Espero ter ajudado!!
Dr. Rafael Balsini Barreto
Oncologista
Florianópolis
A quimioterapia tem três principais indicações nos tumores de mama:
- Aplicar antes ou depois da cirurgia, feita nos casos em que existe um risco grande do câncer voltar mesmo depois de operado;
- Aplicar antes da cirurgia para diminuir o tumor e facilitar a operação;
- Nos casos de câncer metastático ou muito avançado em que não se consegue uma cirurgia com retirada completa.
Em todas essas indicações, além da quimioterapia podem ser utilizadas outras classes de remédios, como os bloqueadores hormonais e terapia alvo, a depender de características disponíveis na biópsia.
Converse com seu oncologista sobre o porquê da indicação.

Especialistas

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Rodolfo Dinalli

Rodolfo Dinalli

Cirurgião plástico, Cirurgião geral

Araçatuba

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Lucia Guedes de Souza

Lucia Guedes de Souza

Oncologista

São Paulo

Isabella Tavares

Isabella Tavares

Oncologista, Especialista em clínica médica

Maringá

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 244 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.