Novalgina em gotas (500mg) pode ser duplicado o número de gotas para ter efeito de Novalgina (1g)? E

2 respostas
Novalgina em gotas (500mg) pode ser duplicado o número de gotas para ter efeito de Novalgina (1g)? Ex.: Ao invés de 40 gotas de Novalgina 1g, tomar 80 gotas de Novalgina 500mg.
Grato.
O ideal seria contatar a indústria farmacêutica em questão, mas até onde é do meu conhecimento não existe Novalgina em gotas de 1g, existe Novalgina comprimido 1 g ou Novalgina em gotas 500 mg.

Qualquer substância em gotas, se comparado com comprimido, tende a ter uma absorção mais rápida. Ou seja, o seu efeito poderá ser percebido em um tempo muito mais curto, já que não precisa passar pelo processo anterior de dissolver antes de ser absorvido pelo organismo.

Portanto, recomendo o uso exatamente como é apontado na bula, onde o indivíduo que possua entre 46 e 53 kg pode fazer uso máximo 140 gotas distribuídas em 4 tomadas x 35 gotas. Mas ressalto, que é sempre bom se consultar com um médico, que seja capaz de avaliar todo o quadro e indicar a melhor medicação e a melhor forma de administrá-la, considerando todos os fatores individuais do paciente.

A Novalgina (dipirona) é um medicamento utilizado para reduzir a febre e aliviar a dor. Ela está disponível em várias formas, incluindo solução oral (gotas), comprimidos e solução injetável. A dosagem de Novalgina, assim como de qualquer outro medicamento, deve ser determinada com base na recomendação médica, considerando o quadro clínico do paciente, sua idade, peso e condições de saúde.

Quando se trata de ajustar a dosagem de um medicamento, como duplicar o número de gotas de uma solução de 500mg para alcançar a dose equivalente a uma formulação de 1g, é tecnicamente possível, na teoria, ajustar a quantidade para atingir a dosagem desejada. No entanto, é crucial ter cuidado com a automedicação e a alteração de dosagens sem orientação médica.

A dipirona em gotas usualmente tem uma concentração especificada na embalagem, por exemplo, 500mg/mL, e a bula fornecerá orientações sobre quantas gotas correspondem a uma dose específica. Se a instrução for para tomar uma dose de 1g e você tem uma solução de 500mg, duplicar o número de gotas recomendadas para a dose de 500mg pode alcançar a dosagem de 1g. Contudo, fazer isso sem orientação médica pode ser arriscado e é desaconselhado por várias razões:

Risco de dosagem incorreta: Duplicar a dose sem orientação pode levar a erros de dosagem, especialmente se as instruções não forem seguidas corretamente.
Efeitos colaterais: Aumentar a dose de qualquer medicamento aumenta o risco de efeitos colaterais. A dipirona pode causar reações adversas, algumas das quais podem ser graves.
Interações medicamentosas e contraindicações: A dipirona pode interagir com outros medicamentos ou ser contraindicada em certas condições de saúde.
Por essas razões, antes de alterar a dose de Novalgina ou qualquer outro medicamento, é essencial consultar um médico ou farmacêutico. Eles podem fornecer orientações seguras sobre como ajustar a dose com base em suas necessidades de saúde específicas e garantir que a medicação seja usada de forma segura e eficaz.