O amitriptilina pode causar tontura nos primeiros dias de uso?devo continuar tomando ele?

3 respostas
O amitriptilina pode causar tontura nos primeiros dias de uso?devo continuar tomando ele?
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sim, a amitriptilina pode causar tontura nos primeiros dias de uso, especialmente no início do tratamento ou após aumento de dose. Isso acontece porque ela afeta neurotransmissores como serotonina e noradrenalina, além de ter ação anticolinérgica, o que pode provocar efeitos colaterais como sonolência, tontura, boca seca, visão embaçada e constipação.

A tontura, nesse contexto, costuma ser um efeito transitório, que tende a diminuir conforme o organismo se adapta ao medicamento – geralmente após alguns dias a poucas semanas. Esse efeito é mais comum quando:

A dose inicial é mais alta;

O medicamento é tomado em jejum (o ideal é tomar à noite, após o jantar ou antes de dormir);

Há sensibilidade aumentada ao medicamento, como em pessoas mais idosas ou com pressão baixa.

Devo continuar tomando?
Na maioria dos casos, sim — desde que a tontura seja leve a moderada e não impeça suas atividades diárias. No entanto, é importante observar:

Se a tontura está piorando;

Se vem acompanhada de outros sintomas como desmaios, confusão ou quedas;

Se interfere muito na sua qualidade de vida.

Caso isso ocorra, não interrompa por conta própria, mas entre em contato com o médico que prescreveu o tratamento. Ele pode ajustar a dose, mudar o horário da medicação ou propor alternativas.

Recomendo que você agende uma consulta com seu psiquiatra ou clínico para discutir esses sintomas e garantir um uso seguro e eficaz do medicamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A amitriptilina pertence à classificação de antidepressivos tricíclicos (ADT) e atua bloqueando a recaptação dos neurotransmissores serotonina e norepinefrina. Possui forte afinidade de ligação aos receptores alfa-adrenérgicos, histamínicos (H1) e muscarínicos (M1), o que explica seus efeitos colaterais, sendo a tontura um dos sintomas, assim como hipotensão postural (queda da pressão ao levantar). No começo de tratamento pode causar esse sintoma, com tendência de desaparecimento após 1 a 2 semanas de uso. Investigar histórico de patologias cardíacas prévias antes do uso da medicação. Lembrando que o ajuste de dose deve ser sempre realizado sob supervisão do seu médico.
Pode causar sim. Continue tomando como seu médico recomendou.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 984 perguntas sobre Amitriptilina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.