O antidepressivo Mirtazapina tem algum efeito colateral no coração? Pode ser usado pra quem é cardía

2 respostas
O antidepressivo Mirtazapina tem algum efeito colateral no coração? Pode ser usado pra quem é cardíaco e sofre de arritmia?
De modo geral, a mirtazapina nao tem efeitos significativos sobre o coração. Mas, deve checar com seu medico especificamente para seu caso - dependendo do problema e da dose, pode haver necessidade de alguns cuidados.

A Mirtazapina é um antidepressivo que pertence a uma classe de medicamentos chamada de antagonistas e inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (NaSSA). Ela é frequentemente usada no tratamento de depressão maior, podendo também ter efeitos benéficos sobre o sono e o apetite.

Quando se trata de efeitos colaterais cardíacos, a Mirtazapina é geralmente considerada segura para a maioria dos pacientes, incluindo aqueles com condições cardíacas. Contudo, como qualquer medicamento, ela pode ter efeitos colaterais que variam de pessoa para pessoa. Em casos raros, ela pode afetar o ritmo cardíaco, especialmente em pacientes com histórico de problemas cardíacos, como arritmia.

Para pacientes com condições cardíacas, incluindo arritmias, é crucial que o tratamento com qualquer antidepressivo, incluindo a Mirtazapina, seja feito sob orientação e supervisão médica cuidadosa. O médico irá avaliar os benefícios e riscos potenciais do medicamento, considerando o histórico médico e as condições específicas do paciente.

Além disso, é importante monitorar regularmente a saúde cardíaca durante o tratamento com antidepressivos. Isso pode incluir exames físicos, eletrocardiogramas (ECGs) ou outros testes conforme indicado pelo médico.