O café aumenta a pressao cardiaca, pode-se tomar café antes de fazer o mapa?

3 respostas
O café aumenta a pressao cardiaca, pode-se tomar café antes de fazer o mapa?
O MAPA é um exame usado para diagnóstico e avalaição de meidas terapeuticas para hipertensão arterial. Sabemos que a a pressão arterial é variável no decorrer das 24 hs e inúmeras situações externas podem afeta-lá, por isso a média das medidas é importante e através deste exame podemos calcular a carga pressórica diurna e noturna e estabelecermos com segurança mas um critério para iniciarmos tratamento ou otimiza-ló.
Não há qualquer re^comendação sobre a ingestão de café durante a realização do MAPA na Diretriz da nossa sociedade. Já em outros exames está cardiológicos está substância esta realmente contra-indicada pela interação com farmacos usados nestes exames (por exemplo cintilografia ou ressonancia com estresse farmacológico com dipiridamol).

A MAPA é um exame para detecção de hipertensão arterial. Sabemos que o excesso de cafeína é um estimulante cardíaco podendo causar em doses elevadas o aumento da pressão arterial. Então, deve-se evitar o uso de cafeína no dia em que for realizar a MAPA. Abraços.
O café pode aumentar sua frequencia cardica quando tomado em grandes quantidades, isso acarreta um aumento de sua pressao arterial, porem qdo indicamos a colocaçao desse aparelho MAPA orientamos o paciente a ter um dia mais proximo do seu dia normal, portanto se voce consome café normalmente, nao vejo problema em toma-lo durante o exame de MAPA, a restriçao deverá existir se a quantidade de cafes durante o dia for exagerada ( mais que 6 xicaras/dia).