O correto é marcar primeiro o psiquiatra pra ele encaminhar ao psicólogo, se necessário , ou marcar

19 respostas
O correto é marcar primeiro o psiquiatra pra ele encaminhar ao psicólogo, se necessário , ou marcar diretamente com um psicólogo e ele encaminhar pro psiquiatra se necessário? Visto que a maioria dos lugares, principalmente convênios, pedem encaminhamento pra ir pro psicólogo, e muitos dizem que não precisa de encaminhamento pra ir pro psicólogo
Olá. Não é preciso encaminhamento do psiquiatra para marcar psicólogo de forma particular, e se for necessário o psicólogo encaminhará para o psiquiatra. Caso queira realizar essa busca pelo seu plano de saúde é importante se informar com a operadora quais as exigências para a realização de psicoterapia. Espero ter ajudado. Caso hajam maiores dúvidas, estou à disposição!

A escolha pelo caminho psicológico ou psiquiátrico dependerá do que você busca em um tratamento, no primeiro momento. contudo um profissional não exclui o outro, uma vez que procuram dar um encaminhamento específico para as situações de mal-estar. É interessante a busca de um profissional de confiança, em um primeiro momento, que poderá lhe instruir sobre qual o caminho terapêutico que mais se adequa à situação. Para mais esclarecimentos, estarei à disposição.
Depende muito da forma como vai realizar a consulta. O particular basta agendar, pelo plano de saúde depende do que cada um exige. Quanto a necessidade de ter atendimento simultâneo de psicólogo e psiquiatra depende do caso.
Olá! Só é necessário o encaminhamento para o psicólogo se vc for atendido pelo plano de saúde, caso faça o pagamento particular não é necessário. Mas isso não quer dizer que o psicólogo não faça o encaminhamento do paciente para o psiquiatra, caso seja necessário. Isso acontece independente, pois vai da necessidade do paciente percebida pelo psicólogo. Espero ter esclarecido sua dúvida.
Desde já me ponho à disposição.
A resposta a sua pergunta é depende! Caso queira passar com psicólogo através do convênio, existe a possibilidade sim de precisar de encaminhamento quando for exigência do convênio, não necessariamente de um psiquiatra, um clínico pode encaminhar desde que identifique a necessidade de atuação psíquica, emocional ou comportamental. Agora se for uma questão onde a própria pessoa esteja vivenciando algum incômodo ou situação onde esteja fixada, com dificuldade no seu processo de desenvolvimento pessoal ou profissional, às vezes identificando em si própria ou em outra pessoa do convívio, com a necessidade de compreender a relação, então poderá agendar uma sessão sem encaminhamento. Para mais informações, me coloco à disposição.
Boa noite. As duas maneiras estão corretas e são legítimas. Vc pode ir direto ao psicólogo para fazer terapia e, se o profissional achar necessário, ele te encaminhará para fazer também acompanhamento psiquiátrico, embora nem sempre seja preciso. Um psiquiatra, igualmente, pode te encaminhar para também fazer tratamento psicoterapêutico.
Olá! Você não precisa de um encaminhamento do psiquiatra para marcar uma consulta com um psicólogo em um atendimento particular. Geralmente os convênios de saúde solicitam encaminhamento médico para agendar algumas especialidades, se você estiver considerando usar o seu plano de saúde para cobrir a psicoterapia, é importante entrar em contato com a operadora para entender quais são os requisitos necessários. Espero que estas informações sejam úteis. Se surgirem mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Vamos do inicio. Se você tem um convenio ou uma empresa que solicita um pedido medico para reembolsar nota de psicólogo, comece ai, vai ser a parte burocrática do seu reembolso. Agora pensando em tratamento psicológico, você procura um psicólogo psicoterapeuta com experiencia no que você tem uma demanda. Por exemplo, no psicologia junguiana e casal, que trabalho, o foco esta no auto conhecimento, equilíbrio emocional, encontrar respostas para as raizes dos sofrimentos e assertividade para o presente-futuro. O tratamento com psiquiatra visa medicamentos, o que em casos graves sao complementares ao tratamento psicologico. Mas a avaliacao psicologica e diagnostico cabe ao psicologo. Espero ter auxiliado.
Eu entendo que possa ser confuso mesmo, além de muita informação "truncada" por aí.
Veja primeiramente com sua operadora de plano de saúde qual é o caminho.
O que posso ajudá-lo é: caso queira um psiquiatra ou psicólogo de forma particular, você não precisa de encaminhamento.
Este se faz necessário caso queira pedir reembolso da psicoterapia, aí sim, você precisa de encaminhamento médico.

Mas fico feliz de que você já possui a curiosidade e interesse, que já é um grande passo.
Independente de qual profissional decidir ir primeiro, vá, conheça se informe e aí tome uma decisão consciente.
Caso precise de alguma coisa, estou à disposição.
Olá! É importante se informar com seu plano de saúde para entender qual o procedimento necessário, uma vez que cada um pode ter demandas ou requisitos diferentes para a cobertura dos atendimentos. Fora da esfera do plano de saúde, você não precisa ter nenhum encaminhamento para marcar uma consulta com psicólogo ou psiquiatra. A partir de um primeiro atendimento, o profissional que você buscar pode realizar o encaminhamento para o outro, se isso for pertinente, não há uma "ordem correta" de atendimento. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá. Por plano de saúde ou para atendimento público é comum que se peça o encaminhamento de um médico, não necessariamente psiquiatra. Mas você pode procurar um psicólogo sem antes passar por esses profissionais, ele também irá te encaminhar para outros especialistas, caso seja necessário.
Olá boa noite! Sempre vai depender dos sintomas que você está apresentando e dos riscos que está correndo. Sempre tente entender o objetivo da sua busca. Se precisar de ajuda estou aqui. Boa noite e boa sorte.
A abordagem pode variar dependendo do sistema de saúde e das políticas do seu convênio médico. Em alguns casos, pode ser necessário obter um encaminhamento do seu médico de família ou de um psiquiatra para ver um psicólogo, enquanto em outros lugares você pode agendar diretamente com um psicólogo sem necessidade de encaminhamento. Sugiro verificar com o seu convênio médico ou provedor de saúde para entender os requisitos específicos e agir de acordo com suas orientações. Se você já tem um relacionamento com um médico de família ou psiquiatra, começar com eles pode ser uma boa ideia, pois eles podem fornecer orientações personalizadas e encaminhamentos adequados, se necessário.

De forma particular, não existe necessidade de encaminhamento, na minha opinião é sempre mais adequado começar pelo psicólogo e, se for necessário, ele vai te sugerir a visita ao psiquiatra.

;)
Não é regra necessitar de um encaminhamento para psicólogo (quando é demanda própria), porém quando o processo é feito pelo plano de saúde, pode ser que ele solicite esse encaminhamento. Caso você inicie com o psicólogo, ele irá lhe encaminhar para as especialidades necessárias. Estou a disposição.
Boa noite! Na realidade a ordem de busca não altera significamente os fatos,mas geralmente as pessoas buscam primeiro o psicólogo por terem mitos e preconceitos com médico psiquiatra e o profissional psicólogo fará a avaliação e indicará se necessário a consulta também com o psiquiatra. Espero que cuide de sua saúde emocional o quanto antes. Fico à disposição para mais informações ou atendimentos no presencial ou online.
Se for convênio médico é necessário ir antes ao Psiquiatra e ele solicita a psicoterapia. Atualmente todos os planos saude exigem tal procedimento. Caso escolha particular, é necessário pedir recibo para psicóloga e solicitar reembolso no seu convênio. É neste formato que atendo, através do reembolso.
Espero ter ajudado.
Olá, tudo bem? Pensando do ponto de vista prático temos duas situações: se o atendimento será feito pelo plano de saude ou se será particular. No primeiro caso, geralmente, os planos solicitam que primeiro o paciente seja atendido pelo psiquiatra e este faça o encaminhamento para o psicologo. Isso também vale para o caso de reembolso… na maioria dos casos.
Se o atendimento que você procura for particular, não há a necessidade de primeiro se procurar um psiquiatra, podendo agendar diretamente com o psicologo. É importante lembrar que bons profissionais saberão o momento de encaminhar para outras especialidades, uma vez que farão uma avaliação cuidadosa do caso.
Sugiro que na primeira consulta você diga sobre essa dúvida e peça esclarecimento baseado no que você está apresentando como queixa. Caso queira, agende uma sessão e vamos falar sobre isso. Espero ter ajudado. Abraços.
Psiquiatria e Psicologia trabalham de formas diferentes. Você pode precisar de psicoterapia com psicólogo e também de terapia medicamentosa acompanhada por um psiquiatra. Você pode fazer apenas psicoterapia. E você pode iniciar uma avaliação com psiquiatra e ele, se necessário fazer o encaminhamento a um psicólogo. Não existe regras para as avaliações, todos os dois podem entender se o trabalho é para apenas um ou ambos. Importa é pedir ajuda a um profissional capacitado, sempre que necessário.
Olá! No particular você pode ir naquele de maior necessidade atual. A depender do caso, um dos profissionais pode te encaminhar para o outro. Psiquiatra e psicólogo trabalham juntos e esta parceria promove boas discussões sobre o caso que reflete no processo psicoterapêutico do cliente. No que diz respeito ao atendimento por convênio já escutei que é imprenscindivel sim o encaminhamento médico, mas não necessariamente o psiquatra. Acredito que os profissionais do seu plano, bem como o próprio convênio podem detalhar melhor sobre isso. Boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!