O esquizofrenico pode ser perigoso em algumas situações de crise, como por exemplo matar ou ter alucinações

5 respostas
O esquizofrenico pode ser perigoso em algumas situações de crise, como por exemplo matar ou ter alucinações e achar que tem que matar alguém?
A esquizofrenia se mostra diferente para cada pessoa, adquirindo significados próprios segundo a história de vida e contexto social específicos. Nela, podem ser comum as alucinações auditivas e visuais, sendo indispensável para seu controle o tratamento medicamentoso, com seguimento psiquiátrico, e psicoterapêutico, que ajudará na adaptação da vida em sociedade. Nem sempre a pessoa que sofre desse transtorno pode se tornar agressiva, mas se ela passa a colocar em risco a própria vida e a de outros, a busca por ajuda profissional se torna urgente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A patologia esquizofrênica é sempre perigosa, quer para si mesma como para as pessoas que a cerca.
Portanto, se faz necessário - sempre - que haja acompanhamento medicamentoso ( psiquiátrica ) e psicológica ( terapia ).
Concordo com a opinião precisa e respeitosa do Dr.Lucas. Devemos nos ater em responder de acordo com a especialidade.Para o bom andamento das respostas terapêuticas dos pacientes os médicos estão indicando a psicoterapia.
Medicina e Psicologia andam juntas!

at.,
Monica Araujo
Na verdade, as pesquisas mostram que índices de violência física entre pessoas que sofrem de esquizofrenia e pessoas "normais" são iguais. Não há risco aumentado de homicídio. Esse temor é, sobremaneira, promovido pela mídia sensacionalista. É claro que cada pessoa tem um perfil de doença diferente, e alguns podem ser violentos. A pessoa com essa doença, quando está em crise, normalmente apresenta outros riscos (auto agressão, suicidio, incapacidade de cuidar-se), e quando torna-se violenta, mais frequentemente é contra si e contra objetos.
De acordo com o DSM IV-TR, uma criança com esquizofrenia pode demonstrar deterioração do desempenho concomitante com o surgimento de sintomas psicóticos ou pode nunca atingir seu nível esperado de desempenho. Alucinações auditivas ocorrer em crianças afetadas. Elas podem ouvir vozes fazendo comentários críticos às suas ações, ou alucinações de comando dizendo-lhe para se matarem ou matarem terceiros. As vozes podem ser bizarras, identificadas como "um computador na minha cabeça", de marcianos ou de voz de alguém familiar, como um parente. Existe também a alucinação visual e alucinação visual fóbica, que no fóbico não apresenta transtorno psicótico maior. Sugiro que você leve a pessoa a um psiquiatra para uma avaliação e tratamento. Pois, nem todo esquizofrênico pode ser agressivo. Espero ter ajudado!!!

Boa sorte!!!

Especialistas

Graciela Souto Maior Braga Portela

Graciela Souto Maior Braga Portela

Psiquiatra, Médico perito

Limoeiro

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.