O esquizofrenico pode ser perigoso em algumas situações de crise, como por exemplo matar ou ter alucinações

5 respostas
O esquizofrenico pode ser perigoso em algumas situações de crise, como por exemplo matar ou ter alucinações e achar que tem que matar alguém?
A esquizofrenia se mostra diferente para cada pessoa, adquirindo significados próprios segundo a história de vida e contexto social específicos. Nela, podem ser comum as alucinações auditivas e visuais, sendo indispensável para seu controle o tratamento medicamentoso, com seguimento psiquiátrico, e psicoterapêutico, que ajudará na adaptação da vida em sociedade. Nem sempre a pessoa que sofre desse transtorno pode se tornar agressiva, mas se ela passa a colocar em risco a própria vida e a de outros, a busca por ajuda profissional se torna urgente.

A patologia esquizofrênica é sempre perigosa, quer para si mesma como para as pessoas que a cerca.
Portanto, se faz necessário - sempre - que haja acompanhamento medicamentoso ( psiquiátrica ) e psicológica ( terapia ).
Concordo com a opinião precisa e respeitosa do Dr.Lucas. Devemos nos ater em responder de acordo com a especialidade.Para o bom andamento das respostas terapêuticas dos pacientes os médicos estão indicando a psicoterapia.
Medicina e Psicologia andam juntas!

at.,
Monica Araujo
Na verdade, as pesquisas mostram que índices de violência física entre pessoas que sofrem de esquizofrenia e pessoas "normais" são iguais. Não há risco aumentado de homicídio. Esse temor é, sobremaneira, promovido pela mídia sensacionalista. É claro que cada pessoa tem um perfil de doença diferente, e alguns podem ser violentos. A pessoa com essa doença, quando está em crise, normalmente apresenta outros riscos (auto agressão, suicidio, incapacidade de cuidar-se), e quando torna-se violenta, mais frequentemente é contra si e contra objetos.
De acordo com o DSM IV-TR, uma criança com esquizofrenia pode demonstrar deterioração do desempenho concomitante com o surgimento de sintomas psicóticos ou pode nunca atingir seu nível esperado de desempenho. Alucinações auditivas ocorrer em crianças afetadas. Elas podem ouvir vozes fazendo comentários críticos às suas ações, ou alucinações de comando dizendo-lhe para se matarem ou matarem terceiros. As vozes podem ser bizarras, identificadas como "um computador na minha cabeça", de marcianos ou de voz de alguém familiar, como um parente. Existe também a alucinação visual e alucinação visual fóbica, que no fóbico não apresenta transtorno psicótico maior. Sugiro que você leve a pessoa a um psiquiatra para uma avaliação e tratamento. Pois, nem todo esquizofrênico pode ser agressivo. Espero ter ajudado!!!

Boa sorte!!!