O fato de estar em constante alternância de opinião, onde fatos, conversas ou gestos mudam sua opinião,

8 respostas
O fato de estar em constante alternância de opinião, onde fatos, conversas ou gestos mudam sua opinião, sendo isto frequente, atingindo todos os aspectos da vida, pode identificar algum transtorno de personalidade? Como faço para ajudar uma pessoa assim, já que para ela isso é normal?
Os transtornos de personalidade são padrões psicológicos de difícil diagnóstico e exigem uma avaliação criteriosa do profissional. Um transtorno de personalidade pode ser caracterizado como um padrão persistente de experiência interna e comportamento que ser desvia acentuadamente da cultura do indivíduo e leva ao sofrimento ou prejuízo. As mudanças de opiniões por si só não indicam um transtorno de personalidade, deve haver outras características presentes. As opiniões da pessoa que você menciona se alternam de modo que ele concorde com as pessoas a volta por dificuldade em expressar discordância de outros? Ou ele (a) discorda a todo momento? Talvez um ou outro ponto possa ser trabalhado em psicoterapia, porém o diagnóstico de transtorno de personalidade deve ser feito em consultório.
Abraço.

Olá amigo (a)!
Dependendo da perspectiva, o normal e o patológico nos confundem. Penso que, uma pessoa que está bem com ela mesma, já alcançou um bom nível de qualidade de vida.
Todavia, se houver interesse, para maiores esclarecimentos, com certeza um(a) Psicólogo (a) poderá ajudar. Não sou partidário de rotulações. Cada pessoa é diferente das demais. Estou à disposição! Um abraço!
Os meus colegas explicaram com propiedade o que pode estar acontecendo com a referida pessoa que vc descreve.Agora o que vc pode e deve fazer é encaminhar essa pessoa que vc descreve à um psicólogo experiente o mais breve possivel.
Ola! Antes de patologizar essas condutas eh importante entender o que está acontecendo ou aconteceu com seu processo de vida. Medos, inseguranças, carências, ansiedade podem alterar sua percepção e sua maneira de atuar no mundo. A psicoterapia facilitará e ajudará seu processo, não desista! Abraço
OLá, sua pergunta foi, alternar opiniões diante de situações diversas e que atinge todos os aspectos da sua vida, se isso é transtorno de personalidade? precisa descrever uma situação e se essas situações se repete em outras ocasiões, e validar as mesmas.Ou seja, se a mudança de sentimentos, emoções, diante desses fatos. Precisa ser escutado por um bom psicoterapeuta que irá mensurar junto com você em uma avaliação diagnóstica, tirando suas dúvidas quanto ao um possível transtorno de personalidade ou não.
Espero ter te ajudado.
Ola, é importante procurar um profissional (psicólogo ) que irá ajudar , escutando essa pessoa que descreve .Quanto a ser um Transtorno de Personalidade, tem que apresentar varias características para caracterizar um transtorno. Assim, não é aconselhável diagnosticar, pois o importante é trabalhar a causa e não os sintomas .Isto é, o que causa sofrimento para pessoa.
A forma de ajudar esta pessoa, a meu ver, é se possível, apontar para ela estas alterações e convencê-la a procurar um psicólogo que poderá ajudá-la.
Olá!
Boa tarde.
É muito difícil responder esta sua questão. Seria importante analisar o quão próxima você está desta pessoa que você quer ajudar. Na sua pergunta não fica claro que tipo de relação vocês têm.
Seria importante também saber melhor o que você chama de mudança de opinião.
Acho difícil poder te ajudar através desta pergunta.