O ganho de peso é um efeito colateral frequente do Aripiprazol?

6 respostas
O ganho de peso é um efeito colateral frequente do Aripiprazol?
Na verdade, o Aripiprazol é, dentre as medicaçõs de sua familia, o que causa menos ganho de peso. Entretanto, ser um dos que menos ganha, não o exclui de ter este efeito colateral sim. É importante sempre orientar uma boa prática de atividades fisicas e dieta adequada sempre que introduzimos uma medicaçao desta. O fator genético tambem deve ser levado em conta, afinal cada paciente resposte de um jeito. Espero que tenha ajudado !

Como os colegas disseram, alguns medicamentos podem contribuir para o aumento da ingestão de certos alimentos como carboidratos.
O mais indicado é equilibrar a dieta controlando alimentos calóricos e com alto índice glicêmico.
Como o colega disse acima, é uma medicação da classe de antipsicóticos que está ligada a menor ganho de peso, ou até nenhum ganho.
A própria ansiedade decorrente dos sintomas pode fazer com que o paciente aumente a ingesta alimentar e dê preferência para alimentos com alto teor de carboidratos e gorduras.
É importante fazer o tratamento adequado e modificar hábitos de vida como incluir exercícios e alimentação balanceada. Práticas como meditação e ioga ajudam a diminuir a ansiedade e colaboram também para menor ou nenhum ganho de peso. Um abraço!
Olá
Não se pode descartar a ideia de aumento de peso com Aripiprazol , na bula informa que uma das reações adversas observadas durante estudos clínicos que o uso do medicamento foi feito na terapia aguda, que é de até seis semanas, de maneira adjuntiva ao lítio ou valproato, foi o aumento de peso, mas essa reação foi observada em até 2% dos pacientes. A orientação é que ao observar o aumento de peso verifique também se houve alteração na necessidade e frequência da ingestão de alimentos, principalmente carboidratos e doces, se for o caso é importante relatar para o médico responsável pelo tratamento para este poder indicar o melhor tratamento e ou se necessário encaminhar a um acompanhamento nutricional e psicológico.
Pessoa que necessitam tomar medicamentos que podem aumentar o peso, precisam cuidar com a alimentação, fazendo uma dieta com menos calorias , pois a prioridade de cuidados neste período é com a melhora que o medicamento vai proporcionar. Abraços
O ganho de peso pode estar relacionado a vários fatores. É importante fazer uma avaliação mais criteriosa com exames médicos e um acompanhamento nutricional. Também recomendo experimentar a psicoterapia, pra certificar se a causa não está relacionada a fatores emocionais.