O haloperidol e biperideno causa galactorreia??????

2 respostas
O haloperidol e biperideno causa galactorreia??????
Dr. Bernardo Tardin
Geriatra, Médico clínico geral
Belo Horizonte
O haloperidol comumente causa hiperprolactinemia , que pode levar à ginecomastia , galactorreia não associada ao parto , amenorreia , distúrbio sexual e infertilidade. Já o biperideno não há relatos em literatura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Atsushi Almeida de Melo
Geriatra, Médico clínico geral
São Paulo
Sim, tanto o haloperidol quanto o biperideno podem causar galactorreia em algumas pessoas como efeito colateral. Aqui está uma explicação sobre como esses medicamentos podem estar relacionados à galactorreia:
Haloperidol: O haloperidol é um antipsicótico que é usado no tratamento de condições como esquizofrenia, transtorno bipolar e agitação grave. Um dos seus efeitos colaterais conhecidos é a hiperprolactinemia, que é um aumento nos níveis do hormônio prolactina. O aumento da prolactina pode levar à galactorreia em algumas pessoas, que é a produção de leite pelos seios fora do período de amamentação.

Biperideno: O biperideno é um medicamento anticolinérgico que é usado principalmente para tratar os sintomas da doença de Parkinson, como tremores e rigidez muscular. No entanto, os anticolinérgicos podem interferir no equilíbrio dos neurotransmissores no cérebro, incluindo a dopamina e a prolactina. Como resultado, o uso prolongado de biperideno pode levar ao aumento dos níveis de prolactina e, por sua vez, à galactorreia em algumas pessoas.

É importante observar que nem todas as pessoas que tomam haloperidol ou biperideno experimentarão galactorreia como efeito colateral. No entanto, se você ou alguém que você conhece estiver experimentando esse sintoma enquanto estiver em tratamento com esses medicamentos, é importante relatar isso ao médico responsável pelo tratamento. Eles podem avaliar a situação e considerar ajustes na medicação ou outras opções de tratamento, se necessário. Nunca ajuste ou interrompa o uso de medicamentos prescritos sem orientação médica adequada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.