O laser melhora a imunidade do paciente que apresenta infecção urinária recorrente? A Paciente tem

2 respostas
O laser melhora a imunidade do paciente que apresenta infecção urinária recorrente?
A Paciente tem 83 anos
Dra. Mara Letícia Marani Muñoz
Geriatra, Especialista em clínica médica
Limeira
Olá!
Para idosos com infecção urinária recorrente podemos avaliar 3 possibilidades:
-Uso de antibiótico contínuo (por ex: nitrofurantoína)
-Uso de creme vaginal para melhorar o pH local (por ex: estriol creme)
-Uso de cranberry, em comprimido ou suco.
O acompanhamento ginecológico é fundamental, principalmente quando existem problemas anatômicos relacionados e patologias genitais.
O uso de sabonete íntimo não é recomendado, ingerir líquidos/água é importante e devemos tratar a infecção apenas se ela reproduzir sintomas.
Uma condição comum em pacientes idosos é a bacteriúria assintomática - presença de bactéria na urina, sem sintomas associados (dor duprapúbica, ardência ou dor para urinar, idas recorrentes ao banheiro com sensação de micção incompleta) . Em casos como esse o tratamento com antibiótico só deve ser realizado em casos muito pontuais (por ex: antes de cirurgia urológica invasiva).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rosana Álvarez Callejas
Médico de família, Médico do trabalho
Foz do Iguaçu
Não, o láser não está indicado para tratar os transtornos da imunidade. É importante saber se o paciente apresenta alguma causa tratável de imunosupressão, como diabetes descontrolado, tratamento com prednisona, doença que curse com imunossupressão, entre outras causas.

Especialistas

Lai Shao Chi

Lai Shao Chi

Médico de família

Venâncio Aires

Rafael Conti

Rafael Conti

Cirurgião geral, Urologista

Araranguá

Adriano Brandão

Adriano Brandão

Médico de família

Londrina

Elaine Mund Carreirão

Elaine Mund Carreirão

Ginecologista

Florianópolis

Ricardo Tuma

Ricardo Tuma

Urologista, Cirurgião geral

Belém

Rogerio Guedes

Rogerio Guedes

Urologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 220 perguntas sobre Cistite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.