O lítio causa tremores nas mãos? Caso afirmativo, há alguma alternativa para evitar que isso ocorra?

4 respostas
O lítio causa tremores nas mãos? Caso afirmativo, há alguma alternativa para evitar que isso ocorra? No tratamento do transtorno bipolar, ele pode ser o único medicamento ou tem necessariamente de estar associado a outros tipos de medicação?
Prezado(a),
O Lítio pode provocar um tipo de tremor fino. Se o sintoma permanecer por um tempo prolongado, vale a pena a substituição por algum outro tipo de estabilizador.
No tratamento do transtorno bipolar em remissão o Lítio (ou outro estabilizador) pode ser mantido como única medicação, mas, nos episódios de mania ou de depressão, é necessário uma segunda medicação.
Que tudo se resolva logo!

O lítio pode causar tremores. Entretanto, além de os tremores poderem melhorar com o tempo de uso, há medicações que podem combater este efeito colateral sem que haja necessidade de se parar o lítio.
Procure ajuda psicológica também pq só a medicação não cura. O que nos deixa doentes é a nossa mente e nossos pensamentos e comportamentos, sentimento de culpa, medos e fobias. Bjs
Olá! Sim, um dos efeitos colaterais mais comuns do lítio são os tremores de extremidades. Existem algumas alternativas para tentar amenizar esse sintoma sem que seja necessário substituir a medicação tendo em vista que é uma excelente alternativa para tratamento do transtorno bipolar, pois tem evidências de eficácia tanto para o polo de ativação (mania) quanto para o polo depressivo, o que nem todo medicamento para transtorno bipolar apresenta. Uma das alternativas que você já pode realizar por conta própria para tentar reduzir os tremores é diminuir o máximo possível o consumo de cafeína e tabaco. Também é possível ajustar a dose do medicamento, assim como sua formulação (as de liberação prolongada podem apresentar menos efeitos colaterais), ou associar determinados medicamentos, sendo necessária uma avaliação médica, nesse caso. Boa recuperação!