O medicamento Seroquel tem algum benefício no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo? A diabetes

2 respostas
O medicamento Seroquel tem algum benefício no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo? A diabetes causada pelo Seroquel é passageira ou permanente?
É um dos medicamentos que possuem evidência científica para a potencialização de um tratamento vigente. Um dos efeitos colaterais mais comuns do Seroquel é o aumento do apetite, do peso, aumento da glicemia, do colesterol e triglicérides, que tendem a se acumular nos primeiros anos de uso. Existem diversas outras alternativas de medicamentos que não estão associadas a este efeito adverso, por isso, sugiro uma avaliação detalhada com um médico experiente e com conhecimento em psicofarmacologia para indicar outros possíveis medicamentos para seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiátrica - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vamos lá! Sobre o Seroquel (Quetiapina) e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):
Seroquel no tratamento do TOC: A Quetiapina pode ser usada como um adjuvante no tratamento do TOC, ou seja, ela não é o tratamento principal, mas pode ajudar a potencializar o efeito de outros medicamentos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), que são a primeira linha de tratamento para o TOC
. Além disso, ela pode ajudar a reduzir sintomas como ansiedade, que muitas vezes está associada ao TOC. No entanto, o uso da Quetiapina para TOC deve ser avaliado caso a caso pelo médico.
Diabetes causada pelo Seroquel: passageira ou permanente?
O Seroquel pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, pois pode causar ganho de peso e alterar o metabolismo da glicose. Em algumas pessoas, essas alterações podem ser reversíveis ao interromper o uso do medicamento ou ao adotar mudanças no estilo de vida (como dieta e exercícios). No entanto, em outros casos, o diabetes pode se tornar permanente, especialmente se houver predisposição genética ou outros fatores de risco. Por isso, é essencial monitorar regularmente os níveis de glicose durante o uso do Seroquel e discutir qualquer alteração com o médico.
Se você estiver usando o Seroquel e tiver preocupações com esses efeitos, é fundamental conversar com o médico para ajustar o tratamento ou buscar alternativas. Cuidar da saúde mental e física sempre deve andar de mãos dadas!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Seroquel
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.