O medico me prescreveu Desvenlafaxina 50 mg, liberação prolongada mas indicou que eu tomasse meio co
3
respostas
O medico me prescreveu Desvenlafaxina 50 mg, liberação prolongada mas indicou que eu tomasse meio comprimido durante 7 dias e após isso o cp inteiro. Minha pergunta é se realmente devo partir esse comprido ao meio principalmente pq ele não possui o sulco no meio e vi algumas fontes dizendo que o certo eh não partir por ser liberação lenta.
A indicação de iniciar a medicação pela metade da dose terapêutica é para auxiliar no início do tratamento, possibilitar ter menor efeitos colaterais do que iniciar a medicação já na dosagem eficaz. Algumas medicações, como a Venlafaxina, por exemplo, tem formulações em subdosagens para auxiliar nesse início da tomada medicamentosa. Cortar o comprimido no meio prejudica a absorção e a duração do efeito da medicação, mas durante esse período de 7 dias irá apenas auxiliar a iniciar o tratamento, evitando efeitos colaterais mais intensos e possibilitando melhor tolerabilidade. Portanto, durante esse início de 7 dias pode cortar o comprimido, e em seguida, manter tomando o comprimido inteiro.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Você está certo, não parta o comprimido de desvenlafaxina de liberação prolongada sem confirmar a possibilidade. Leve a cartela ou o nome completo do medicamento à sua farmácia ou entre em contato com o médico para ajustar a orientação. É melhor garantir, porque o corte pode alterar totalmente o modo como o remédio age.
De modo geral não orientamos cortar comprimidos que não possuem vínculo. Todavia, no contexto de início de tratamento é preferível cortar para realizar a adaptação e ter menos efeitos colaterais, como são por poucos dias não tem problema
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.