O médico me receitou carbamazepina sendo que fui diagnosticada com osteoporose posso tomar esse remé

2 respostas
O médico me receitou carbamazepina sendo que fui diagnosticada com osteoporose posso tomar esse remédio sem medo? Tenho 60 anos
Olá! A osteoporose deve ser acompanhada de perto, pois é uma condição negligenciada na parte dos casos, mas de alto risco de fraturas ósseas indesejadas. A carbamazepina pode sim piorar ou ser causa de osteoporose, deve ser averiguada junto ao médico que prescreveu apra possível troca medicamentosa! Mas a osteoporose é merecedora de cuidado com endocrinologista!

Boa tarde! Entendo perfeitamente sua preocupação em relação ao uso de Carbamazepina, especialmente tendo sido diagnosticada com osteoporose. Aos 60 anos, é natural ter cautela ao introduzir novos medicamentos ao seu regime de tratamento, considerando como eles podem afetar sua condição de saúde existente.

A Carbamazepina é um medicamento amplamente utilizado para tratar condições neurológicas, como a epilepsia e certos tipos de dor neuropática. Embora seja eficaz para esses propósitos, é importante estar ciente de como qualquer novo medicamento pode interagir com outras condições de saúde, como a osteoporose, que você mencionou ter. A osteoporose torna os ossos mais frágeis e propensos a fraturas, o que requer uma consideração cuidadosa sobre qualquer tratamento adicional.

Embora a Carbamazepina não seja conhecida por afetar diretamente a saúde óssea ou agravar a osteoporose, é essencial considerar todos os aspectos do seu bem-estar ao iniciar um novo medicamento. Alguns medicamentos podem influenciar o metabolismo ósseo ou afetar os níveis de cálcio, aspectos cruciais para quem tem osteoporose.

Na medicina integrativa, a abordagem ao paciente é sempre personalizada, levando em conta todas as suas condições de saúde e os tratamentos que está seguindo. Isso significa avaliar os benefícios do uso da Carbamazepina para sua condição específica em relação aos possíveis riscos para a saúde dos seus ossos. A decisão de incluir este medicamento em seu plano de tratamento deve ser uma escolha informada, feita em estreita colaboração com seu médico. Ele poderá orientá-la considerando os benefícios esperados do tratamento e os cuidados necessários para manter sua saúde óssea.

Se houver preocupações sobre o impacto da Carbamazepina na sua osteoporose, seu médico pode sugerir estratégias como monitoramento regular da densidade óssea e dos níveis de cálcio e vitamina D no corpo. Além disso, pode ser recomendada a suplementação para apoiar a saúde dos ossos, garantindo que você receba o tratamento necessário para sua condição neurológica sem comprometer a saúde óssea.

Lembrando sempre que a comunicação aberta com seu médico é fundamental para navegar por essas decisões e garantir que seu plano de tratamento seja tanto eficaz quanto seguro, considerando sua saúde como um todo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.