O Nidex pode ser dado a criança de 10 anos de idade? a Pediatra do meu filho passou-lhe uma dieta de

O Nidex pode ser dado a criança de 10 anos de idade? a Pediatra do meu filho passou-lhe uma dieta de não comer doce e tomar o adoçante Stévia. Eu li na internet que o Stévia pode provocar ataque cardíaco e pressão alta. Fiquei com medo e não sei o que fazer.

3 respostas


O Stévia é um adoçante natural, vindo da cana de açúcar. O que acontece é que ele possui um gosto um pouco amargo e alguns são adicionados de sacarina sódica e ciclamato monossódico (adoçantes artificiais) para amenizar esse gosto, e estes sim, por conterem sódio na composição podem aumentar a pressão arterial e agravar ou precipitar problemas renais e cardíacos. Procure por um adoçante puramente à base de stévia ou steviosídeo. O Nidex é um módulo de carboidrato, indicado para aumentar o valor calórico da dieta, principalmente em caso de perda de peso ou transtornos de absorção, é utilizado para aumentar a oferta de carboidrato da dieta. Por isso sua utilização deve levar em conta o tipo de tratamento a que o paciente está sendo submetido, se for para perder peso por exemplo, não é indicado. Consulte um nutricionista para que a adequação da dieta seja realizada de forma individualizada e personalizada para seu filho.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Nidex é maltodextrina e pode ser usado por crianças, mas tem que adequar a dieta. Consulte uma nutricionista especialista em nutrição infantil.

Dra. Perla Menezes

Dra. Perla Menezes

Nutricionista

Ribeirão Preto

Agendar consulta

Procure um nutricionista especializado em pediatria. Primeiro conselho. Segundo, a maioria das crianças não se adapta a stévia. Tem residual amargo, coisa que crianças acostumadas com doces não gostam. Eu sugiro o bom e velho açúcar (de preferência mascavo ou demerara), isso partindo do princípio de que a criança não é diabética (o que não foi informado). Mais uma vez recomendo a consulta com nutricionista especializado que vai fazer uma reeducação sem traumas e extremismos.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.