O paciente esquizofrenico tem o direito de saber da sua doença?

3 respostas
O paciente esquizofrenico tem o direito de saber da sua doença?
Claro! Todos tem o direito de saber sobre seus diagnósticos! Mas é importante avaliar a forma que isso será comunicado, é claro que deve se tomar certos cuidados e recomendo que seja algum profissional da área que lhe informe isso e não outra pessoa que não é especializada no assunto. Importante também você refletir o porquê da sua pergunta, da onde veio essa curiosidade de informar a certo alguém sobre sua "doença", como nomeou...?

Muitas vezes os diagnósticos não são comunicados para evitar estigmas, rotulações e, dependendo do caso, por exigir uma maior cautela diante da reação do paciente. Os diagnósticos e a construção de cada caso clínico é feito em prol do manejo da consulta e não deve ser comunicado de forma banalizada.

Então, sim, é um direito de qualquer indivíduo saber sobre seu diagnóstico, mas isso deve ser comunicado a depender do desejo da própria pessoa em saber sobre ele, como também de uma maneira ética e cuidadosa por um profissional da área.

Espero ter contribuído, abraços!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com certeza todos nós temos o direito de saber o que acontece conosco. Mas seria bom que junto com vocês, ele soubesse através do especialista que o acompanha.
Sim, todo portador de qualquer doença precisa saber de sua existência, para que possa se cuidar, a ESQUIZOFRENIA é uma doença que não tem cura, mas que se medicada poderá trazer uma boa qualidade de vida.
Espero que lhe tenha ajudado.
Abraço
VERA PELIZZARI

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.