O portador do TPD, ele está apto a ter depressão, ansiedade, compulsão, etc?

9 respostas
O portador do TPD, ele está apto a ter depressão, ansiedade, compulsão, etc?
Sim, é comum que nos transtornos de Personalidade dependente existam comorbidades com outros transtornos psiquiátricos, principalmente com transtornos de humor, ou seja, transtornos depressivos e/ou ansiosos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim!
É comum que os TPD´s sejam acompanhados de outras comorbidades até em função de sua gênese plural. Contudo, intervenções adequadas oferecem grandes chances de devolver a plena homeostase psico-somática e contribuir para remissão dos sintomas.
Shalon Riker Lages / Salvador-Bahia
Pacientes com Transtorno de Personalidade Dependente são mais propensos a ter ansiedade e transtornos depressivos. Há várias possibilidades de tratamento psicólogico desse transtorno, assim como dessas comorbidades. De forma a evitar que esses outros transtornos se desenvolvam e que a pessoa consiga ser mais assertiva nas suas relações, tendo mais qualidade de vida.
Qualquer pessoa pode desenvolver diversos tipos de transtornos, as pessoas que sofrem de algum tipo de desequilíbrio estão mais propensas . Procure ajuda, e tenha uma qualidade de vida melhor.
Mariana Harumi
Com certeza. É muito comum estarem associados à personalidade Dependente outros transtornos, incluindo os transtornos depressivos, ansiosos ou transtornos de humor.
Estes podem ser tratados com Hipnose, Neuro-semântica, Terapia Cognitivo Comportamental e outras abordagens, geralmente ao longo de alguns meses de terapia.
Olá, boa noite ... respondendo a sua pergunta, sim ... pode ter esses comportamentos neste transtorno. Porém, um treino cognitivo, comportamental e, trabalhar algumas funções neurológicas podem ser importantes para esse caso. Abraço!
Olá!
Sim, é bastante comum o indivíduo com TPD apresentar comorbidades como ansiedade patológica e depressão.
Todas as pessoas estão aptas a desenvolverem algum tipo sofrimento psíquico, em algum momento da vida. Pessoas com Transtorno de Personalidade Dependente podem ter uma maior propensão devido a própria dinâmica comportamental do adoecimento. No entanto, costumo dizer que uma pessoa não é o diagnóstico que carrega. É um ser humano complexo, cheio de facetas e não deve se limitar ou se justificar a padrões comportamentais pré estabelecidos.
Olá...
Uma pessoa com transtorno de personalidade dependente pode sim apresentar sintomas de ansiedade, depressão e etc.
Na verdade, todo ser humano, mesmo sem nenhum diagnóstico psiquiátrico pode em algum momento da vida desenvolver sintomas de ordem psíquica.
Considero relevante um acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.
Abraços!

Especialistas

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Psicólogo

Engenheiro Coelho

Ana Claudia V Ramos

Ana Claudia V Ramos

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Transtorno da personalidade dependente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.