O portador do TPD, precisa fazer o uso de medicamentos?

7 respostas
O portador do TPD, precisa fazer o uso de medicamentos?
Para este transtorno a terapia cognitiva comportamental é a abordagem que mais trabalha os sintomas. Já, se houver comorbidades (outros transtornos associados ao TPD) o psiquiatra pode prescrever medicações. Saiba que pode contar comigo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não há uma medicação específica que irá tratar a personalidade dependente do paciente. Para se melhorar as características/sintomas do transtorno de Personalidade dependente, é necessário um longo período de tratamento com psicoterapia, que pode incluir desde terapias cognitivo comportamentais até a psicanálise propriamente dita. São tratados com medicação os pacientes que, além da Personalidade Dependente, tem transtornos depressivos ou ansiosos, ou quando ficam agressivos. Ou seja, são medicados os pacientes que apresentam comorbidades com outros transtornos psiquiátricos.
Não necessariamente, se esse não estiver num quadro depressivo ou compulsivo e fizer psicoterapia com regularidade, ele vai aprendendo a modelar seus comportamentos e melhorar sua qualidade de vida e facilidade de interação social.
O Transtorno da personalidade dependente pode ser tratado com diversos tipos de Terapia. A Hipnose Ericksoniana, a Terapia Cognitivo-comportamental, a Programação Neurolinguística, a Neuro-semântica e a Constelação Sistêmica são algumas das abordagens que tem métodos eficientes para a superação dos sintomas, sem a necessidade de uso de medicamentos. Mas para obter este resultado é necessário, geralmente um período de diversos meses de psicoterapia, variando de caso para caso.
Olá,boa noite, como está? Respondendo a sua pergunta, não existe um medicamento específico para esse tipo de transtorno, se houver alguma comorbidade, possa ser necessário o uso do medicamento + psicoterapia. Para esse tipo de transtorno, eu particularmente trabalho com um repertório exclusivo de técnicas, cognitivas, comportamentais e neurologicas, para ampliar suas cognicões e assim mudar esses comportamentos e crenças que esta apresentando; estou relatando isso porque, já tive resultados significativos trabalhando dessa forma com pacientes com questões bem similares. Espero ter ajudado.

Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá...
Não existe uma medicação específica para o transtorno de personalidade dependente, a menos que exista comodidades.
É extremamente importante um acompanhamento com o psicólogo.
Transtorno de Personalidade Dependente- nova maneira de dizer que alguém não atingiu totalmente a maturidade emocional, independentemente da idade cronológica. É uma pessoa que não tem autonomia.Pessoa que depende dos outros para tudo, como se deslocar, fazer algo sozinha, andar pela rua, fazer uma compra, ou mesmo ficar em casa sem ninguém por algum tempo. Esses são os sintomas característicos de quem é dependente emocionalmente. Só a psicoterapia contínua poderá corrigir esse problema do desenvolvimento da personalidade.

Especialistas

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Psicólogo

Engenheiro Coelho

Ana Claudia V Ramos

Ana Claudia V Ramos

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Transtorno da personalidade dependente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.