O que é a icterícia neonatal e quais são os riscos para a criança?

3 respostas
O que é a icterícia neonatal e quais são os riscos para a criança?
Oa bebês nascem com glóbulos vermelhos de feto (feitos para respirar através da placenta). Quando nascem, precisam "trocar o sangue" para glóbulos vermelhos normais, para respirar ar ambiente. Nesta troca, as células novas são produzidas pela medula e as células de feto morrem, liberando a bilirrubina, que faz a pele ficar amarelinha. Quando há algum desequilíbrio nesta "troca" de sangue, o bebê fica mais amarelinho que o normal, que é a icterícia. Quando os níveis sanguíneos de bilirrubina ficam muito altos, precisa fazer banho de luz, que ajuda a metabolizar a bilirrubina.
O acúmulo de bilirrubina - icterícia grave - pode causar depósito de bilirrubina no cérebro e causar convulsões, por isso o tratamento da icterícia é muito importante.

Icterícia neonatal é quando a pele do recem nascido foca amarelinha. Geralmente o pico é 4-5 dias de vida , filhos de mãe O positivo ou Rh negativo têm msior chance da icterícia ficar mais intensa e precisar de tratamento ( fototetapia).
A icterícia neonatal é a condição em que há o amarelamento da pele e mucosas do bebê, decorrente do aumento de uma substância no sangue chamada bilirrubina. Existem várias causas de icterícia, como incompatibilidade dos tipos de sangue da mãe e do bebê, alterações na amamentação, entre muitas outras. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Existem condições (a maioria) que não há necessidade de tratamento específico... embora existam algumas situações em que o bebê precisa receber a fototerapia, que são banhos de luz. Se o seu bebê está com a pele amarelada, leve-o ao pediatra para que seja avaliado. Um abraço.