O que é a programaçao neurolinguistica?

7 respostas
O que é a programaçao neurolinguistica?
De acordo com os colegas!!!

Forte Abraço.

De maneira bastante resumida, a Programação neurolinguística é uma ferramenta psicoterapeutica que permite ensinar o cérebro (e a mente) novos caminhos de raciocínio, emoções e comportamento através da comunicação (verbal e não-verbal). Assim pode-se corrigir "erros" ou dificuldades no comportamento.
Este é um tema bastante controverso.

A Programação Neurolinguística foi desenvolvida a partir de teorias psicológicas, mas seu objetivo não é terapêutico visando o tratamento de uma doença; mas sim de melhorar a capacidade pessoal de comunicação intra e interpessoal, e com isso aumentar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Respeitosamente,
A programação neurolinguística é uma excelente ferramenta usada nas psicoterapias para : distúrbios de comunicação, compulsões, timidez, fobias muitos medos e inúmeros transtornos. Pode tb ser usada em empresas só para comunicação, mas eu a uso como auxiliar para tratar diversas doenças e distúrbios. Ela reprocessa e ressignifica cenas traumáticas a medos e ansiedades e inseguranças. Ressignifica crenças negativas e distorcidas e reprograma a mente para uma vida melhor . Excelente ferramenta. Sou certificada pela sociedade internacional de programação neurolinguística e faço muito uso na minha prática clínica.
De forma resumida, pode-se definir Programação Neurolinguística (PNL) como o estudo dos processos mentais empregados em comportamentos humanos bem sucedidos, para serem cientificamente replicados. É uma metodologia que nos ensina a pensar e a nos comunicarmos de forma eficaz, para vivermos uma vida com qualidade.
Permite entender como pensamos, sentimos e deciframos o mundo que nos cerca. Os pilares da PNL são: rapport (vínculo de confiança); consciência sensorial; resultado e soluções; e flexibilidade comportamental. Não é uma abordagem psicoterapêutica, mas sua gênese está ancorada nos trabalhos de grandes psicólogos, como Fritz Perls, Virgínia Satir, o linguista Noam Chomsky, entre outras personalidades. Um abraço
A PNL é sobre comportamentos, as programação de nossos comportamentos. A Programação Neurolinguistica estuda estruturas especificas que geram um comportamento, oferecendo técnicas e ferramentas de intervenção nesta estrutura para que o comportamento seja remodelado.
Nossa vida e comportamentos são construídos também com base em experiências que tivemos, algumas conscientes, outras de forma inconsciente. A PNL permitem encontrar as experiências e modificá-las, portanto, quando elas são lembradas, elas estarão modificadas estarão movidas para uma direção mais útil. Em resumo a PNL oferece técnicas para aprender e desaprender comportamentos.
A Programação Neurolinguística é, segundo o consenso científico, uma abordagem pseudocientífica que trabalha a comunicação com suas variadas formas e o desenvolvimento pessoal. Tendo sido criada por Richard Bandler e John Grinder na década de 70. A PNL correlaciona os processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais condicionados ao longo das nossas experiências, e entende que estes podem ser alterados para alcançarmos metas de vida. A PNL pode "modelar" as habilidades de um indivíduo, o ajudando a promover seu próprio auto-desenvolvimento.